Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
Educação Permanente com Profissionais da Saúde: Uma abordagem sobre alimentação saudável
Tainah Pessoa Cabral, Paloma Katlheen Moura Melo, Elayne Cristina Ferreira Xavier, Tatiane Oliveira Meira da Silva Melo

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


A experiência vivenciada se refere ao processo de formação de nutricionistas da Residência Multiprofissional em Atenção Básica e Saúde da Família e Comunidade, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte em parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró/RN. Trata-se, portanto, de uma atividade de educação permanente realizada com os trabalhadores da saúde inseridos na Atenção Básica do município, que teve como temática a "Alimentação Saudável", conduzida pelas nutricionistas residentes. A ação objetivou-se em contribuir com a assistência à população quanto aos hábitos saudáveis, auxiliando os profissionais de saúde com conhecimentos específicos que os tornassem mais confiantes para enfrentar as demandas de rotina em saúde relacionadas à alimentação. O encontro reuniu profissionais de diversas categorias e se iniciou com a apresentação de orientações nutricionais direcionadas às patologias mais frequentes, por meio de vídeos e uma conversa interativa. Em seguida, sugeriu-se uma dinâmica de aprendizagem, intitulada "Teia do Conhecimento", como forma de avaliar os assuntos repassados, que se deu da seguinte forma: solicitou-se um voluntário para dar início à teia, direcionando-lhe a ponta de um rolo de barbante e pedindo para prendê-la em um dos dedos da mão, seguido de uma pergunta pré-estabelecida pelas facilitadoras a ser respondida. Logo depois, o participante direcionou o rolo e uma pergunta à outra pessoa, sem soltar aquele que já tinha. Após o barbante passar por várias pessoas, percebeu-se que todos estavam unidos por uma "teia", que foi sendo conduzida por perguntas que os ajudaram a retirar todas as dúvidas sobre o tema abordado. Para finalizar, foram distribuídos lanches saudáveis, a fim de incentivá-los na adoção destes hábitos. Os resultados foram considerados satisfatórios, visto que ao longo das atividades vários questionamentos relacionados às vivências em saúde dos profissionais foram esclarecidos e que as informações repassadas foram absorvidas, após perceber que a maioria das perguntas foram respondidas de forma correta. Desse modo, ficou evidenciado o quanto à educação permanente deve ser enfrentada com ações e de forma efetiva, a fim de se atingir o fortalecimento na assistência em saúde, bem como a qualidade de vida dos profissionais desta área.


Palavras-chave


Alimentação Saudável; Educação Permanente; Qualidade de Vida

Referências


1.RICARDI, Luciani Martins; SOUSA, Maria Fátima de. Educação permanente em alimentação e nutrição na Estratégia Saúde da Família: encontros e desencontros em municípios brasileiros de grande porte. Ciência & Saúde Coletiva, 20(1):209-218, 2015.

2. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.