Última alteração: 2015-10-30
Resumo
Introdução: A adolescência é uma etapa intermediária do desenvolvimento humano, entre a infância e a fase adulta; configura-se num período marcado por diversas transformações corporais, hormonais, afetivas e comportamentais. Trata-se de uma fase conturbada, sendo imprescindível, a compreensão por parte dos pais, professores e profissionais de saúde. A aproximação baseada no diálogo nesse período é fundamental. Objetivo: Promover a integração e socialização dos adolescentes do EJA da Escola Municipal Sen. Duarte Filho; incentivar a inserção dos jovens aos serviços de saúde ofertados na Unidade Básica de Saúde Ver. Durval Costa e garantir uma assistência integral e de qualidade. Metodologia: A faixa etária com reduzido acesso aos serviços de saúde é a adolescência. Desenvolvemos enquanto profissionais da ESF e Residentes Multiprofissionais em Saúde (PMM/UERN) um trabalho de educação em saúde voltado a esse grupo na referida escola, por esta agrupar um maior número de jovens em situação de vulnerabilidade social. Inicialmente realizamos três atividades: reunião com a equipe de saúde e equipe pedagógica da escola, com os pais e adolescentes. Articulamos de forma planejada, estratégias a serem trabalhadas no contexto da educação em saúde, através de metodologias ativas de ensino, dinâmicas de apresentação, rodas de conversa e aulas interdisciplinares. Trata-se de um estudo quali-quantitativo. Resultados: Este estudo proporcionou momentos valorosos de aprendizagem, consolidando-se o elo entre a unidade básica de saúde como prestadora da assistência primária em saúde e a escola como instituição formadora, ambas co-responsáveis por todo o processo. Essa aproximação possibilitou a formação de novos vínculos em relação a educação em saúde como prática emancipadora, que transpõe os muros do tradicionalismo que engessa as nossas instituições e formas de pensar; gerando um sentimento de compromisso e responsabilização. A crescente adesão dos adolescentes ao projeto sinaliza a boa aceitação dos mesmos com a estratégia apresentada. Conclusões ou hipóteses: É notório a participação coletiva de todos os atores envolvidos, profissionais da equipe de saúde da família, equipe pedagógica, residentes multiprofissionais de saúde e os adolescentes, sujeitos indispensáveis à construção da nossa prática. Este projeto será contínuo, haja vista, os pontos positivos alcançados, e como forma de avaliar continuamente a demanda dos adolescentes aos serviços de saúde.
Palavras-chave
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde na escola. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. (Cadernos de Atenção Básica, n. 24) (Série A. Normas e Manuais Técnicos)
BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde sexual e saúde reprodutiva. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. (Cadernos de Atenção Básica, n. 26) (Série A. Normas e Manuais Técnicos)