Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE EM UM MUNICÍPIO POTIGUAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR
Samara Xavier da Silva Melo, João Carlos da Silva, Larissa Oliveira Lima Macêdo, Michelly Santos Silva, Beatriz Araújo Matias

Última alteração: 2016-01-20

Resumo


O projeto vivências e estágios no sistema único de saúde (ver-SUS) foi desenvolvido pelo ministério da saúde em parceria com outras entidades e proporciona que estudantes de graduação e profissionais graduados vivenciem a realidade do sistema único de saúde (SUS). O objetivo do Ver-SUS é fazer os viventes detectarem e proporem soluções aos problemas enfrentados na realidade dos municípios, onde ocorre uma intervenção interdisciplinar entre gestores e viventes, afim de melhorar o funcionamento dos serviços e as condições de saúde no município. O vivente deve observar e relatar os pontos que interferem no processo de saúde-doença. Para isso, são realizadas rodas de conversa entre a equipe para desenvolver um diagnóstico com soluções para serem apresentadas aos gestores e profissionais do município. Objetiva-se com o presente, relatar a experiência vivenciada durante a participação no Ver-SUS que ocorreu entre o período de 12 a 21 de janeiro de 2015 no município de Jardim do Seridó/RN, contando com uma equipe de vários cursos da área da saúde. Entre os serviços que mais se destacaram durante as observações, está o de endemias, por sua organização, empenho e ainda, por ações focadas na promoção da saúde e prevenção de doenças, produzindo e distribuindo materiais informativos para manter o controle endêmico na cidade.  Entre as unidades básicas de saúde (UBS), a localizada em um bairro periférico se caracteriza como a unidade modelo, no entanto devido ao seu bom funcionamento gerava casos de sobrecarga na equipe com a população de outras áreas. Há ainda o programa “mais médicos”, no qual um dos profissionais possuíam uma grande aceitação por parte da população. Quanto aos serviços de saúde na zona rural, faltam unidades básicas abertas diariamente nas comunidades. Notou-se que a população desconhece o trabalho dos agentes comunitários de saúde e solicitava que eles fornecessem receitas médicas sem consultas. O hospital do município é filantrópico e seu atendimento é apenas de urgência e emergência, onde também o único médico que atende no local trabalha em regime de sobreaviso. Conclui-se com a sugestão para os gestores que aumentem os investimentos públicos na melhoria dos serviços, com base nos problemas avaliados durante a vivência. O projeto Ver-SUS é importante por ser uma oportunidade que oferece ao vivente uma experiência mais ampla e propicia um pensamento mais crítico a respeito do funcionamento do SUS em sua realidade.


Palavras-chave


Serviços de Saúde, Sistema Único de Saúde, Estágios, Realidade.

Referências


Ver - SUS. Apresentação. Disponível em: <http://www.otics.org/estacoes-de-observacao/versus/versus/apresentacao>. Acesso em: 16 de Outubro de 2015.