Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
TECENDO AS LINHAS DE CUIDADO NA TERRA DO SOL E DO SAL.
Maria; Fernanda; Maria Betania; Loise; Tereza Maciel da Silva; Alves de Carvalho;Fraga

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


Introdução: Ás Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS) pela forma de abordagem diferenciada, tem contribuído para fortalecer vínculos, como também ajudado na prevenção de agravos. Nesse contexto, a necessidade de inserção de outras práticas e modelos de ações e serviços sugere uma mudança nas atividades desenvolvidas na Atenção Primaria em Saúde. É nesse contexto que se insere o Bordado Terapêutico com idosos. O bordado é uma atividade ancestral, que ajuda as pessoas a repensarem a sua trajetória de vida. A alegria produzida por esta atividade tem contribuído para reverter às dores que momentaneamente possam estar presente na vida daqueles que estão bordando. As linhas, fios e fitas estão simbolicamente associadas a linha da vida e às tramas que vão se constituindo a partir de nossos relacionamentos. Trabalhar com esses materiais, oportuniza as idosas afastarem-se momentaneamente de circunstancias difíceis, ampliarem a visão a respeito dessas situações e as ressignificar estas. Objetivo: descrever a experiência realizada numa Unidade de Atenção Primaria em Saúde, onde o bordado com fitas tem sido utilizado como aliado para minimizar tristeza, e dores do corpo e da alma. Material e métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo relato de experiência construído semanalmente a partir das vivências com a utilização de fitas, linhas e agulhas, junto a um grupo de usuários, sendo estes em sua maioria, idosos na Unidade de Atenção Primaria Candelária Natal/RN. Este realizou-se entre os meses de fevereiro a agosto de 2015. Foi utilizada, a observação participante e avaliação da atividade ao final de cada encontro. A atividade é coordenada por enfermeiras do serviço de saúde, sendo a parte artística conduzida por uma usuária, que possui habilidades e após aprender a trabalhar com as fitas, tornou-se multiplicadora dessa arte para as demais idosas que participam do grupo. O resultado desse trabalho: O bordado terapêutico é uma atividade semanal, que tem contribuído para que as pessoas possam a cada encontro, desmanchar o que não está dando certo, e olhar de outra forma as suas dores. Além disso, esta atividade tem contribuído para a melhoria da autoestima, do empoderamento dos idosos, e diminuição de queixas a partir da costura dos conteúdos mais internos dos destes. Além disso, percebe-se a cada encontro de bordado, que os idosos estabelecem laços de amizade e afeto que contribuí para produção de benefícios na vida destes, amenizando os problemas de saúde  como a solidão por falta do que fazer, que geralmente os acometem na velhice.


Palavras-chave


Arte; Cuidado;Saúde.

Referências


BERNARDO, Patricia Pinna. A prática da Arteterapia: correlações entre temas e recursos, volume V: a alquimia nos contos e mitose a Arteterapia: criatividade, transformação e individuação. São Paulo: ed. Do autor, 2010.

BRASIL, Ministério da Saúde. Praticas Integrativas Complementares em Saúde: uma realidade do SUS. Revista Brasileira Saúde da Família, Ano IX, 2008.

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saude. Departamento de Atenção Básica. Politica Nacional de Praticas Integrativas e Complementares no SUS- PNPIC-SUS. Brasilia; 2006.