Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
Curso de Teste Rápido em HIV/AIDS e Sífilis: Fortalecendo as ações na rede de atenção à saúde no Estado do Ceará
Rosimary da Silva Barbosa, Lígia Lucena Gonçalves, Geórgia de Mendonça Nunes Leonardo, Tereza Emanuelle da Silva Costa, Thayza Miranda Pereira, Olga Maria de Alencar, Isa Bernardo Marinho Pinheiro, Rosimeyre Anastácio da Silva Barros

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


O Programa Nacional de DST/AIDS e Hepatites Virais, por meio de estratégias de qualificação e ampliação ao acesso ao diagnóstico do HIV, está fortalecendo a rede de atenção à saúde, com o intuito de modificar o cenário desse agravo no País, visando à capilarização dessa rede na atenção primária a saúde e nos serviços especializados para consolidar um cuidado longitudinal e integralizado das ações. Considerando este contexto, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP),por meio do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde,  em parceria com a Secretaria de Saúde do Ceará promoveu o curso de Teste Rápido para HIV e Sífilis, visando formar multiplicadores para a implementação do diagnóstico de HIV e triagem da Sífilis, utilizando metodologia rápida e aconselhamento, contribuindo para fortalecer as ações de vigilância e a qualidade da atenção à saúde com eficácia e oportuna na atenção básica. O trabalho teve por objetivo realizar um levantamento dos profissionais de saúde capacitados entre 2013 e 2015 no Estado do Ceará.  Os cursos foram realizados em Fortaleza, sendo planejados e mobilizados pela ESP e facilitados pela equipe técnica do Núcleo de Doenças e Agravos da Coordenadoria de Promoção à Saúde da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, bem como, por alguns profissionais convidados e com experiência nas temáticas abordadas. No ano de 2013, o curso possuía 24 horas e posteriormente, ampliou-se para 40 horas. No período de 2013 a 2015, foram ofertadas 576 vagas, sendo capacitados 515 profissionais,que abrange 84,78% dos 184 municípios do Estado do Ceará. Levando-se em consideração o fortalecimento das ações de vigilância por meio da educação permanente, visando práticas de saúde transformadoras, reflexivas, propositivas e articuladas com a sociedade, espera-se que esses cursos possam contribuir para a renovação das práticas profissionais e a reorganização dos serviços. Outro aspecto importante é o de se despertar nestes profissionais o interesse pelo tema, incentivá-los a se tornarem multiplicadores dos conhecimentos adquiridos e sensibilizá-los quanto à importância de se trabalhar, enfatizando constantemente as ações de prevenção do HIV/AIDS e de outras DST.


Palavras-chave


Educação Continuada, Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, Testes Sorológico.

Referências


Brasil. Ministério da Saúde. Ações de Prevenção ao HIV e outras DST na Atenção Básica à Saúde. In: Cadernos de Atenção Básica – Programa de Saúde da Família. Caderno da Atenção Básica as DST e Infecção pelo HIV/Aids. Brasília, 2003.

 

Brasil. Ministério da Saúde. Aconselhamento em DST/HIV/Aids para a Atenção Básica. Brasília, 2003.

 

Ayres, José Ricardo de Carvalho Mesquita; França Júnior, Ivan; Calazans, Gabriela Junqueira; Saletti Filho, Heraldo César. O conceito de vulnerabilidade e as práticas de saúde: novas perspectivas e desafios. In: Czeresnia, Dina; Freitas, Carlos Machado de. Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2003.

 

Meyer, Dagmar E. Estermann; Mello, Débora Falleiros de; Valadão, Marina Marcos; Ayres, José Ricardo de Carvalho Mesquita. Você aprende. A gente ensina?": interrogando relações entre educação e saúde desde a perspectiva da vulnerabilidade. Cad. Saúde Pública, Jun 2006, vol.22, no.6.