Última alteração: 2015-10-30
Resumo
O Programa Nacional de DST/AIDS e Hepatites Virais, por meio de estratégias de qualificação e ampliação ao acesso ao diagnóstico do HIV, está fortalecendo a rede de atenção à saúde, com o intuito de modificar o cenário desse agravo no País, visando à capilarização dessa rede na atenção primária a saúde e nos serviços especializados para consolidar um cuidado longitudinal e integralizado das ações. Considerando este contexto, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP),por meio do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde do Ceará promoveu o curso de Teste Rápido para HIV e Sífilis, visando formar multiplicadores para a implementação do diagnóstico de HIV e triagem da Sífilis, utilizando metodologia rápida e aconselhamento, contribuindo para fortalecer as ações de vigilância e a qualidade da atenção à saúde com eficácia e oportuna na atenção básica. O trabalho teve por objetivo realizar um levantamento dos profissionais de saúde capacitados entre 2013 e 2015 no Estado do Ceará. Os cursos foram realizados em Fortaleza, sendo planejados e mobilizados pela ESP e facilitados pela equipe técnica do Núcleo de Doenças e Agravos da Coordenadoria de Promoção à Saúde da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, bem como, por alguns profissionais convidados e com experiência nas temáticas abordadas. No ano de 2013, o curso possuía 24 horas e posteriormente, ampliou-se para 40 horas. No período de 2013 a 2015, foram ofertadas 576 vagas, sendo capacitados 515 profissionais,que abrange 84,78% dos 184 municípios do Estado do Ceará. Levando-se em consideração o fortalecimento das ações de vigilância por meio da educação permanente, visando práticas de saúde transformadoras, reflexivas, propositivas e articuladas com a sociedade, espera-se que esses cursos possam contribuir para a renovação das práticas profissionais e a reorganização dos serviços. Outro aspecto importante é o de se despertar nestes profissionais o interesse pelo tema, incentivá-los a se tornarem multiplicadores dos conhecimentos adquiridos e sensibilizá-los quanto à importância de se trabalhar, enfatizando constantemente as ações de prevenção do HIV/AIDS e de outras DST.
Palavras-chave
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Ações de Prevenção ao HIV e outras DST na Atenção Básica à Saúde. In: Cadernos de Atenção Básica – Programa de Saúde da Família. Caderno da Atenção Básica as DST e Infecção pelo HIV/Aids. Brasília, 2003.
Brasil. Ministério da Saúde. Aconselhamento em DST/HIV/Aids para a Atenção Básica. Brasília, 2003.
Ayres, José Ricardo de Carvalho Mesquita; França Júnior, Ivan; Calazans, Gabriela Junqueira; Saletti Filho, Heraldo César. O conceito de vulnerabilidade e as práticas de saúde: novas perspectivas e desafios. In: Czeresnia, Dina; Freitas, Carlos Machado de. Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2003.
Meyer, Dagmar E. Estermann; Mello, Débora Falleiros de; Valadão, Marina Marcos; Ayres, José Ricardo de Carvalho Mesquita. Você aprende. A gente ensina?": interrogando relações entre educação e saúde desde a perspectiva da vulnerabilidade. Cad. Saúde Pública, Jun 2006, vol.22, no.6.