Última alteração: 2015-10-30
Resumo
DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA
Trata-se de um relato de experiências vivenciadas durante o desenvolvimento das atividades realizadas por acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (FACISA/UFRN) em um projeto de extensão universitária.
A realização da ação se deu pela parceria entre o projeto DIÁLOGO ABERTO, SAÚDE E CIDADANIA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE NO ESPAÇO ESCOLAR – EDIÇÃO 2014 e a Rádio Santa Cruz AM, sendo desenvolvidas entrevistas em um quadro radiofônico intitulado “Espaço Saúde e Cidadania” que foi ao ar todas as quartas-feiras às 10:15h de junho a dezembro de 2014. Os discentes envolvidos no desenvolvimento das atividades foram responsáveis pela escolha dos temas a serem debatidos nos programas, além da confecção de roteiro seguido e de pesquisas sobre os assuntos tratados.
RESULTADOS ALCANÇADOS
Os discentes que se utilizaram da estratégia radiofônica como um espaço para a educação popular em saúde, perceberam que o quadro “Espaço Saúde e Cidadania” e a comunicação que se estabeleceu entre discentes e comunidade ouvinte apresentou um papel educativo sobre a população, estimulando um diálogo democrático, enquanto formador de consciência cidadã.
A ação apresentou resultados positivos, tendo em vista a resposta dos ouvintes, que frequentemente solicitaram a inserção de temas de seu interesse, demonstrando satisfação com relação ao quadro. Os profissionais da emissora, também demonstram bastante interesse na continuidade da parceria, tendo em vista o envolvimento popular e relevância da ação para a comunidade. Os resultados também têm sido positivos no que diz respeito à aprendizagem dos discentes envolvidos no projeto, principalmente no que se refere à prática da educação em saúde, aprimorando assim, seus métodos de abordagem e repasse de informações.
REPERCUSSÕES DA EXPERIÊNCIA
A utilização do meio radiofônico na realização de parte de uma das atividades do projeto de extensão realizado pela FACISA/UFRN mostra que o papel da Universidade não deve ser restrito ao processo de formação de futuros profissionais de saúde apenas como técnicos qualificados, mas como cidadãos e educadores em saúde, buscando sempre o compartilhamento do conhecimento adquirido dentro dos muros da academia e levando-os para a população para que esse conhecimento possibilite a realização de mudanças na realidade social e na qualidade de vida da população.
Palavras-chave
Referências
REFERÊNCIAS
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