Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

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“ESPAÇO SAÚDE E CIDADANIA”: UMA EXPERIÊNCIA RADIOFÔNICA NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Haroldo Cícero da Silva, Flávia Rayonara Santana da Silva, Shirleíze Mariane Pereira Santos, Rayane Larissa Santos de de Araújo, Yuran Rosevellt Dantas de Oliveira, José Jailson de Almeida Júnior

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


 

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA

Trata-se de um relato de experiências vivenciadas durante o desenvolvimento das atividades realizadas por acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (FACISA/UFRN) em um projeto de extensão universitária.

 

A realização da ação se deu pela parceria entre o projeto DIÁLOGO ABERTO, SAÚDE E CIDADANIA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE NO ESPAÇO ESCOLAR – EDIÇÃO 2014 e a Rádio Santa Cruz AM, sendo desenvolvidas entrevistas em um quadro radiofônico intitulado “Espaço Saúde e Cidadania” que foi ao ar todas as quartas-feiras às 10:15h de junho a dezembro de 2014. Os discentes envolvidos no desenvolvimento das atividades foram responsáveis pela escolha dos temas a serem debatidos nos programas, além da confecção de roteiro seguido e de pesquisas sobre os assuntos tratados.

RESULTADOS ALCANÇADOS

Os discentes que se utilizaram da estratégia radiofônica como um espaço para a educação popular em saúde, perceberam que o quadro “Espaço Saúde e Cidadania” e a comunicação que se estabeleceu entre discentes e comunidade ouvinte apresentou um papel educativo sobre a população, estimulando um diálogo democrático, enquanto formador de consciência cidadã.

 

A ação apresentou resultados positivos, tendo em vista a resposta dos ouvintes, que frequentemente solicitaram a inserção de temas de seu interesse, demonstrando satisfação com relação ao quadro. Os profissionais da emissora, também demonstram bastante interesse na continuidade da parceria, tendo em vista o envolvimento popular e relevância da ação para a comunidade. Os resultados também têm sido positivos no que diz respeito à aprendizagem dos discentes envolvidos no projeto, principalmente no que se refere à prática da educação em saúde, aprimorando assim, seus métodos de abordagem e repasse de informações.

REPERCUSSÕES DA EXPERIÊNCIA

A utilização do meio radiofônico na realização de parte de uma das atividades do projeto de extensão realizado pela FACISA/UFRN mostra que o papel da Universidade não deve ser restrito ao processo de formação de futuros profissionais de saúde apenas como técnicos qualificados, mas como cidadãos e educadores em saúde, buscando sempre o compartilhamento do conhecimento adquirido dentro dos muros da academia e levando-os para a população para que esse conhecimento possibilite a realização de mudanças na realidade social e na qualidade de vida da população.

 


Palavras-chave


DESCRITORES: Educação Popular, Educação em Saúde, Cidadania.

Referências


REFERÊNCIAS

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