Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
Relato de Experiência: Assistência Sistematizada de Enfermagem ao Paciente com Derrame Parapneumônico em Centro Cirúrgico
Thaynara Torquato, Dândara Dantas, Claudiane Galvão Fernandes

Última alteração: 2016-01-20

Resumo


DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O derrame parapneumônico ocorre quando há presença de pus no espaço pleural. Para o tratamento adequado, para tanto, torna-se importante a escolha de opções terapêuticas adequadas e a implementação de uma assistência de enfermagem sistematizada a esses pacientes. O presente estudo trata de um relato de experiência de uma acadêmica de enfermagem na assistência sistematizada a um paciente com derrame parapneumônico em centro cirúrgico, submetido a uma toracotomia, indicada para obtenção de amostras de tecido pulmonar para diagnóstico laboratorial. Realizado através da experiência no campo de prática da disciplina de Atenção Integral à Saúde I, do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 2015. Para a realização da coleta de dados, foram utilizados um instrumento específico da disciplina, baseado na taxonomia do NANDA, NIC e NOC. Além das informações obtidas no prontuário e em um instrumento próprio do hospital, referentes ao paciente e ao procedimento cirúrgico realizado. RESULTADOS ALCANÇADOS: A assistência de enfermagem ao paciente com derrame parapneumônico foi baseada em quatro etapas, realizadas de acordo com os dados obtidos sobre a clínica do paciente. A primeira foi a identificação dos sinais e sintomas do paciente para a definição de um diagnóstico de enfermagem prioritário: Desobstrução ineficaz de vias aéreas. A escolha de intervenções para a continuação da recuperação do paciente em pós-operatório constitui a segunda etapa, baseada em uma melhor estabilidade das vias aéreas, identificando as possíveis causas da desobstrução. A terceira etapa institui os seguintes cuidados: Aspirar a orofaringe e as secreções da porção superior do balonete do tubo antes de desinflá-lo; Instituir aspiração endotraqueal, conforme apropriado; Providenciar o equipamento adicional para a intubação e ambú em local de fácil acesso; e Manter técnica asséptica ao aspirar. Na última etapa foi verificado o alcance do seguinte resultado de enfermagem esperado: O controle de vias aéreas artificiais. REPERCUSSÕES DA EXPERIÊNCIA: Realizar uma assistência de enfermagem adequada com a seleção de diagnóstico prioritário, para continuação da assistência baseada em intervenções de enfermagem que contribuam na recuperação dos pacientes com derrame parapneumônico em pós-operatório. DESCRITORES: Cuidados de Enfermagem; Pneumopatias; Centros Cirúrgicos.

 


Palavras-chave


Derrame parapneumônico; Centros cirúrgicos; Assistência de enfermagem

Referências


CHAUVET P.; COSTATA W.; FARIA A. C. Pneumonia Adquirida na Comunidade. UERJ: Revista do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Julho / Dezembro de 2010.

Diagnósticos de Enfermagem da Nanda: Definições e classificação 2009-2011/ [NANDA internacional]. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MOORHEAD S. et al. NOC: Classificação dos resultados de enfermagem. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier,2010.