Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
HIV/AIDS NO IDOSO: uma realidade cada vez mais presente
JANEUMA KELLI DE ARAÚJO FERREIRA, Alcione Macedo Morais, Joseline Pereira Lima, Karla Simões Cartaxo Pedrosa, Lucidio Clebeson de Oliveira, Simone Hérica de Medeiros Galvão Braga

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


Introdução: Um dos problemas de saúde relacionado ao idoso é a quantidade de pessoas acima de 60 anos com o vírus do HIV, onde a taxa de incidência aumentou entre os anos de 1996 e 2006, nos homens era 5,8, aumentando para 9,4. E nas mulheres de 1,7 passando para 5,1 por 100.000 habitantes. Objetivo: analisar a vulnerabilidade ao HIV/AIDS na terceira idade. Metodologia: A pesquisa é do tipo descritiva, exploratória e de caráter qualitativo. O estudo foi realizado no Hospital Regional Rafael Fernandes em Mossoró/RN. A população foi composta por idosos com idade igual ou superior a 60 anos, atendidos na referida instituição e que sejam portadores do vírus HIV. A amostra foi constituída por sete idosos. A coleta de dados foi realizada após a aprovação pelo CEP da FACENE/FAMENE com o N° CAAE 07199212.7.0000.5179, através de um roteiro de entrevista semiestruturada, onde as entrevistas foram gravadas através de um aparelho ipod para garantir a fidedignidade dos dados, o entrevistado foi abordado no próprio hospital onde recebe o atendimento, em ambiente reservado, garantindo o sigilo da informação. Através da análise temática de conteúdo, podemos caminhar na descoberta do que está por trás dos conteúdos manifestos, indo além das aparências do que está sendo comunicado. Resultados: Percebe-se que os indivíduos infectados tinham um nível de escolaridade baixo e nem conhecia como era essa doença, tendo relatos de que não se prevenia porque não imaginava que corria o risco de serem infectadas. Outro fator importante é a falta de campanhas de educação e prevenção da AIDS destinada à terceira idade, isso faz com que esta população esteja geralmente menos informada sobre o HIV e possivelmente sem nenhum tipo de conhecimento. A falta de acesso à informações quanto de suporte social e serviços de referência especializados no trato de HIV/AIDS torna ainda mais difícil a prevenção, apesar da AIDS ser considerada uma enfermidade que pode acometer indivíduos de uma sociedade como um todo não está havendo um suporte adequado para esta faixa etária. Conclusão: A sociedade não está preparada para receber esse cenário, cercando os idosos de preconceitos, pois a terceira idade é tratada como uma faixa etária assexuada, onde faz-se necessário traçar estratégias para prevenir a o HIV/AIDS e ofertar um tratamento adequado aos que já foram infectados, garantindo a qualidade de vida desses indivíduos.

 


Palavras-chave


Enfermagem; Terceira idade; HIV.

Referências


BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa/Portugal: ed.70 , 2009.

_____. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Sistema Nacional de Vigilância em Saúde Relatório de Situação Rio Grande do Norte. Brasília-DF. 2011. Disponível em:< http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/sistema_nacional_vigilancia_saude_rn_5ed.pdf> acesso em: 01 Maio 2012.

 

_____.Ministério da Saúde. DST. AIDS Hepatites Virais: o que é HIV? Brasília-DF. [2010]. Disponível em:< www.aids.gov.br> acesso em: 25 Abr. 2012.

 

CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM - COFEN. Resolução Cofen n° 311/2007. Dispõe sobre o código de ética dos profissionais de enfermagem. 2007. Disponível em: <Http://www.coren.sc.org.br/documentação2/res: 311/07pdf2> Acesso em: 03 Abr. 2012.

 

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5. ed. São Paulo: editora atlas, 2007.

 

MASCHIO, Manoela Busato Mottin et al. Sexualidade na Terceira Idade:

Medidas de Prevenção para Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS. Revista gaúcha de enfermagem, Porto Alegre (RS): vol.32, n.1, set. 2011. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v32n3/21.pdf> Acesso em: 19 Abr. 2012.

 

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 12. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2010.

 

SILVEIRA, Michele Marinho et al. Sexualidade e Envelhecimento: discussões sobre a AIDS. Revista Temática Kairós Gerontologia, São Paulo: v. 14, n.5, Dez. 2011. Disponível em:<

revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/view/5673/7347>Acesso em: 24 out. 2012.