Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
CURSO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA GESTANTES: EXPERIÊNCIA DA ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL
Eliabe Rodrigues de Medeiros, Jussara de Paiva Nunes, Maria Eliane Mendes de Freitas Néo

Última alteração: 2015-10-25

Resumo


Introdução: a atenção pré-natal objetiva acolher a mulher do início ao fim da gestação de modo a oferecer um nascimento saudável e o bem-estar materno e neonatal. É importante na detecção e intervenção precoce das situações de risco com o potencial de diminuir as principais causas de mortalidade materna e neonatal. Uma importante estratégia de educação em saúde é a atividade em grupo, que permite aos participantes a aquisição de conhecimento e autonomia ao tornarem-se agentes responsáveis por sua saúde, sendo importante a sua execução com gestantes. Objetivo: relatar a experiência da enfermagem sobre a realização de curso de educação em saúde com grupo de gestantes. Metodologia: o curso foi realizado na Unidade de Saúde da Família (USF) da Guarita, durante o mês de junho de 2015, como proposta de encerramento do Estágio Supervisionado em Atenção Básica, integrante do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foi organizado e executado por 1 acadêmico de enfermagem e 2 enfermeiras da USF e contou com a participação de 6 gestantes cadastradas no atendimento pré-natal local, participantes do “Grupo de Gestantes Mamãe Coruja”. Foram programados 6 encontros, distribuídos em explanações sobre os três trimestres da gestação, visita à maternidade, produção do book a luz da beleza das gravidas e confraternização com entrega das fotos e certificados. Resultados: o desenvolvimento do curso através de dinâmicas propiciou a integração das gestantes com compartilhamento de vivências que contribuíram na construção de práticas saudáveis. A metodologia utilizada permitiu que as gestantes conhecessem a formação e desenvolvimento de seus filhos, assim como as mudanças que acontecem em cada trimestre da gestação. A visita à maternidade contribuiu para que as gestantes tivessem um contato prévio com o espaço de realização de seus partos. Já os momentos de beleza e criação do book da gestante, contribuíram para o bem estar das mesmas e foi considerada uma oportunidade muitas vezes distante de suas realidades devido suas condições financeiras. Conclusão: o curso oportunizou a troca de experiências da enfermagem com o grupo de gestantes e contribuiu no sentido de refletir as práticas profissionais. Desse modo, é necessário um atendimento no pré-natal que priorize as atividades de educação em saúde e incentive o conhecimento que as gestantes já possuem.

Palavras-chave


assistência pré-natal; educação em saúde; enfermagem

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Área Técnica de Saúde da Mulher. Pré-natal e Puerpério: atenção qualificada e humanizada – manual técnico. Brasília: Ministério da Saúde, 2005. 163 p.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de Atenção Básica, n° 32: Atenção ao pré-natal de baixo risco. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. 318 p.

 

SOUZA, A.C. et al. A educação em saúde com grupos na comunidade: uma estratégia facilitadora da promoção da saúde. Revista Gaúcha de Enfermagem, v.26, n.2, p.147-153. 2005.