Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
EFETIVAÇÃO DA ATENÇÃO INTEGRAL EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA
Lucidio Clebeson de Oliveira, Amélia Carolina Lopes Fernades, Lorrainy da Cruz Solano, Francisco Rafael Ribeiro Soares, Diana Paula Nobre Fernandes

Última alteração: 2015-10-26

Resumo


Introdução: O processo de Reforma Psiquiátrica dá-se juntamente com o movimento sanitarista, em 1970, no qual se exigia melhores práticas em saúde, defesa da saúde pública e igualdade na oferta dos serviços nos processos de gestão, e de novas tecnologias. Objetivo: analisar os fatores que influenciam a efetivação da atenção integral em Saúde Mental na Atenção Básica. Método: O estudo caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, de caráter descritivo e natureza qualitativa. A pesquisa foi realizada em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS), situados na zona urbana do município de Mossoró-RN. A população para a realização da pesquisa foi constituída por enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família e amostra constituída por 10 profissionais enfermeiros de Unidades Básicas da zona urbana do município de Mossoró-RN. Para coleta de dados foi utilizado um questionário. Os dados coletados a partir dos questionários foram analisados utilizando-se a análise temática de conteúdo proposta por Bardin. Resultados: Percebeu-se que ainda realiza-se uma assistência curativista no que se refere à saúde mental na atenção básica, baseada no biologicismo, e quando ocorre a necessidade de um nível de complexidade maior, ocorre o encaminhamento ao centro especializado, ocorrendo uma quebra na assistência a esse usuário, tendo em vista que não ocorre um sistema adequado de referência e a contra referência, negligenciando assim a integralidade das ações em saúde como frisa os princípios do Sistema Único de Saúde. Conclusão: Diante do exposto, conclui-se que o trabalho em saúde mental ainda se configura como um desafio para o sistema de saúde público, bem como para os profissionais da atenção básica, visto que a maioria deles demonstra grande dificuldade em atuar com o paciente de saúde mental, o que nos faz pensar que essas dificuldades podem advir do tipo de formação acadêmica, educação continuada, bem como também interesse em torno do assunto.


Palavras-chave


Enfermagem; Saúde Mental; Atenção Básica

Referências


ALMEIDA, M.C.P; Mishima S.M. O desafio do trabalho em equipe na atenção à Saúde da Família: construindo "novas autonomias" no trabalho. Interface comunicação, saúde, educação, v. 9, p. 150-153, ago. 2001.

 

ANDRADE, M. M. Introdução á metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

 

BANDEIRA, M.; FREITAS, L. C.; CARVALHO FILHO, J. G. T. Avaliação da ocorrência de transtornos mentais comuns em usuários do Programa de Saúde da Família. J Bras Psiquiatr, v.56, n.1, p.41-47, 2007

 

________ Ministério da Saúde. SAÚDE MENTAL NO SUS: OS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL, MS, 2004.

 

________ Ministério da Saúde. Reforma Psiquiátrica. Brasília: MS, 2005. Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Relatorio15_anos_Caracas.pdf > Acesso em: 11 nov. 2011.