Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIENCIA SOBRE A LINHA DE CUIDADO INTERPROFISSIONAL AO PACIENTE COM ÚLCERAS CUTÂNEAS: UM ESTRATÉGIA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA.
Maely Azevedo da Silva Tavares, Melyssa Lima de Medeiros, Arnaud Abreu Neto, Rodrigo César Lima de Oliveira, Luiz Humberto Fagundes Junior, Alyne Santos Torres da Costa

Última alteração: 2015-10-26

Resumo


Devido à elevada incidência de úlceras cutâneas que aumenta o número de amputações em pacientes diabéticos e também à complexidade do tratamento das feridas, buscam-se novas estratégias terapêuticas que possam promover a cicatrização. Não existem terapias profiláticas ou curativas definitivas e os tratamentos de lesões representam um grande desafio de saúde pública. Objetivo: Esse estudo propõe-se a relatar a experiência de acadêmicos da Escola da Saúde da Universidade Potiguar na assistência multidisciplinar ao paciente com úlceras cutâneas. Método: A prática contou com professores e alunos de graduação em Medicina, Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social, Farmácia e Enfermagem, que participaram do acolhimento e assistência ao paciente com feridas cutâneas, realizado durante o período de março a setembro de 2015, no Centro Integrado da Saúde da Universidade Potiguar. O estudo experimental envolveu 26 pacientes, de ambos os sexos, com idade entre 23 e 85 anos, portadores de úlceras cutâneas (CEP 015/2010). O acolhimento do paciente foi realizado por uma equipe multidisciplinar, com um membro de cada área, seguido da discussão do planejamento das intervenções, através do modelo da clínica ampliada. Os atendimentos da Fisioterapia e da Enfermagem foram realizados 2 vezes por semana durante 90 dias. A fisioterapia utilizou o laserterapia de baixa intensidade. A enfermagem prescreveu e realizou os curativos. Resultados: Todos os pacientes após o tratamento apresentaram redução da lesão cutânea. No decorrer deste período, em algumas equipes, foi percebido pequenos conflitos devido, principalmente, à dificuldade de comunicação e as particularidades do interesse acadêmico entre os membros de diferentes áreas. Entretanto, o resultado final das intervenções sempre foi avaliado como positivo e as dificuldades trazidas pela interdisciplinaridade como um atributo essencial para o aprimoramento da prática clínica na formação acadêmica. Além disso, os discentes identificaram a escassez de capacitação específica para o trabalho em equipes de saúde multidisciplinar, mas, reconhecem o potencial desta abordagem na resolutividade no processo de saúde-doença. Por fim, a possibilidade de atender em equipe multidisciplinar foi retratada como relevante por todos os estudantes e professores, indo além das perspectivas dos modelos de ensino centrados na doença e alcançando o nível do cuidado integral, da assistência individualizada.

Palavras-chave


Cicatrização de Feridas; Úlcera Cutânea; Assistência integral à saúde, Equipe de assistência ao paciente.

Referências


BATISTA, Nildo Alves. Educação interprofissional em saúde: concepções e práticas. Cad FNEPAS, v. 2, p. 25-8, 2012.

BRETT, Jennifer et al. Competencies for Public Health and Interprofessional Education in Accreditation Standards of Complementary and Alternative Medicine Disciplines. Explore: The Journal of Science and Healing, v. 9, n. 5, p. 314-320, 2013.

CRANSTON, Mark et al. The practice of internal medicine in Europe: organisation, clinical conditions and procedures. European journal of internal medicine, v. 24, n. 7, p. 627-632, 2013

DADPAY, Masoomeh et al. Effects of pulsed infra-red low level-laser irradiation on open skin wound healing of healthy and streptozotocin-induced diabetic rats by biomechanical evaluation. Journal of Photochemistry and Photobiology B: Biology, v. 111, p. 1-8, 2012.

DE LOURA SANTANA, Cristiano et al. Tissue Responses to Postoperative Laser Therapy in Diabetic Rats Submitted to Excisional Wounds. PLoS ONE, v. 10, n. 4, 2015.

HORTSCH, Michael; MANGRULKAR, Rajesh S. When students struggle with gross anatomy and histology: A strategy for monitoring, reviewing, and promoting student academic success in an integrated preclinical medical curriculum. Anatomical sciences education,  v. 8, p. 478-83, 2015.

KUSHIBIKI, Toshihiro et al. Low Reactive Level Laser Therapy for Mesenchymal Stromal Cells Therapies. Stem Cells International, v. 2015, 974864, 2015

LAM, Chi Chung et al. Curriculum integration in Singapore: Teachers' perspectives and practice. Teaching and Teacher Education, v. 31, p. 23-34, 2013.

SCHEFFER, C. et al. Integrative medical education: educational strategies and preliminary evaluation of the Integrated Curriculum for Anthroposophic Medicine (ICURAM). Patient education and counseling, v. 89, n. 3, p. 447-454, 2012.