Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
O LIAN GONG COMO PRÁTICA CORPORAL PARA SERVIDORES DA UFRN
Mércia Maria de Santi Estácio, Andréa Câmara Viana Venâncio Aguiar, Bianca Nunes Guedes do Amaral Rocha, Flávio César Bezerra da Silva

Última alteração: 2015-10-26

Resumo


Apresentação: A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC) (2006) contempla algumas práticas, dentre elas a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que incluem práticas corporais como Lian Gong dentre outras. Neste texto vamos relatar sobre a pesquisa realizada na UFRN envolvendo a prática do Lian Gong ofertada aos servidores de alguns departamentos. Objetivos: Verificar se a prática do Lian Gong, de forma sistematizada, contínua e regular pode assegurar e prevenir agravamentos de doenças, promovendo a melhora na qualidade de vida laboral dos servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Metodologia: As práticas de Lian Gong foram realizadas no Departamento de Infraestrutura e no Núcleo de Yoga, no período entre março de 2013 a maio de 2014, duas vezes por semana com duração aproximada de 30 minutos. Em março de 2013, os servidores participantes foram convidados a preencher uma ficha de anamnese, contendo informações gerais sobre sua atuação profissional, bem como possíveis desconfortos físicos oriundos ou não do ambiente de trabalho. Em dezembro de 2013 aplicou-se um questionário para verificação dos efeitos decorrentes da prática, e identificar a existência ou não da relação entre a melhora da qualidade de vida laboral dos servidores da UFRN e a prática do Lian Gong. Resultados: As informações preliminares sinalizaram que 58% dos participantes apresentavam dores musculares e/ou articulares, 24% dores na coluna e 18% estavam acometidos por outras dores. O questionário aplicado para verificação dos efeitos decorrentes da prática do Lian Gong apontou melhoras significativas na postura, mobilidade, flexibilidade, interação entre os participantes, alívio das dores musculares e/ou articulares, diminuição do estresse, assim como maior disposição para o trabalho e diminuição da ansiedade. A pesquisa também possibilitou a inclusão da prática de Lian Gong no Programa de Qualidade de Vida Viver em Harmonia, coordenado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFRN. Conclusões: Os objetivos traçados para a pesquisa foram atingidos, uma vez que os servidores praticantes do Lian Gong apresentaram melhora na qualidade de vida laboral, incorporando a postura de auto responsabilidade pela sua saúde. Com os resultados positivos decorrentes da pesquisa foi possível incluir a prática do Lian Gong em outros setores da UFRN, ampliando o número de praticantes e consequentemente os bons resultados oriundos da prática.


Palavras-chave


Lian Gong; Qualidade de Vida; UFRN

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS - PNPIC-SUS. Brasília; 2006.

BRASIL, Ministério da Saúde. Portaria nº 274/GS, de 27 de junho de 2011. Secretaria de Estado de Saúde Pública. Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares (PEPIC) no Sistema Único de Saúde do RN. Brasília, 2011.

Ming, Zhuang Yuan. Lian gong shi ba falian gong em 18 terapias. 1.ed, São Paulo: Pensamento, 2000.

Ming, Z. Y. Lian Gong Shi Ba Fa Xu Ji: I Qi Gong (continuação do Lian Gong). São Paulo. Ed. Pensamento, 2007.