Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
VIVÊNCIAS DE MULHERES DURANTE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: A REALIDADE DE JUCURUTU/RN
Rosangela Diniz Cavalcante, Gisleane Bezerra Lopes, Gláucya Raquel Souza da Fonsêca Dutra

Última alteração: 2015-10-26

Resumo


A gravidez na adolescência é marcada por complexidade, expectativas, descobertas e sentimentos, que culminam com o nascimento do bebê, mostrando-se relevante receber apoio familiar e social, bem como preparo dos serviços de saúde nessa fase. Nesse sentido, essa pesquisa teve como objetivo geral compreender as vivências de adolescentes durante a gravidez, e como específicos conhecer as dificuldades e facilidades enfrentadas pelas gestantes adolescentes, além de identificar se existe ou não suporte no âmbito familiar e social no enfrentamento das dificuldades por elas enfrentadas. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo de abordagem qualitativa, realizado com adolescentes grávidas atendidas nas UBS da zona urbana do município de Jucurutu/RN. A coleta de dados ocorreu no mês de setembro de 2014, e o instrumento utilizado para obtenção destes dados correspondeu a um roteiro norteador, aplicado através da técnica do grupo focal. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- CEP/UERN através do parecer nº 722.710 em 18 de Julho de 2014. A análise do material coletado utilizou as contribuições da análise temática, da qual emergiu a categoria Vivências de adolescentes grávidas na realidade urbana de Jucurutu/RN, sendo subdividida em três subcategorias: Sentimentos e Sensações envolvidos; Apoio Familiar e Social; Perspectivas das gestantes adolescentes. Nos resultados percebe-se que a gestação na adolescência é um momento único na vida das mulheres independente da idade que ela se encontra. Esse instante se caracteriza por um turbilhão de sentimentos, sensações, angustias, expectativas que eclodem na vida dessas mulheres, envolvendo muitas vezes todos que estão por perto, necessitando do apoio familiar, como também social, ocasião em que seu companheiro e/ou parceiro faz-se muito importante, pois juntos devem assumir tal responsabilidade. A fragilidade na realização do pré-natal pelo SUS foi apontada como uma dificuldade. Conclui-se que a gravidez na adolescência pode ser um momento desejado e vivenciado com amor e alegria, quando estas encontram apoio na família e nos serviços de saúde, torna-se algo repleto de expectativas positivas.

Palavras-chave


Enfermagem; Gravidez; Adolescente

Referências


ALVES, Aline; ALBINO, Andreza Teresa; ZAMPIERI, Maria de Fátima Mota. Um olhar das adolescentes sobre as mudanças na gravidez: promovendo à saúde mental na atenção básica. Revista Mineira de Enfermagem, v.15, n.4, p.545-555,out/dez; 2011. Disponível em: <http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/69>. Acesso em: 23 dez. 2014.

ANDRADE, Paula Rosenberg de; RIBEIRO, Circéa Amalia; OHARA Conceição Vieira da Silva. MATERNIDADE NA ADOLESCÊNCIA: sonho realizado e expectativas quanto ao futuro. Revista Gaúcha de Enfermagem, v.30, n.4, p.662-668, dez; 2009. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v30n4/a12v30n4>. Acesso em: 19 dez. 2014.

VALE, Luana Dantas; CAVALCANTE, Rosangela Diniz; LUCENA, Eudes Euler de Souza. Percepção e preferência das puérperas acerca do tipo de parto em um hospital público do seridó norteriograndense. In: VIII Salão de Iniciação Científica I Encontro de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 8., 2012, Mossoró. Anais VIII SIC Ciências da vida. Mossoró: UERN, 2012. p. 1333-4.

VARGENS, Octavio Muniz da Costa; ADÃO, Celeste Ferreira; PROGIANTI, Jane Márcia. Adolescência: uma análise da decisão pela gravidez. Revista Mineira de Enfermagem, v.13, n.1, p.107-114, 2009. Disponível em: <http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/170>. Acesso em: 22 dez. 2014.