Tamanho da fonte:
Projeto de Monitoria: "A arte de compartilhar e multiplicar experiências"
Última alteração: 2015-10-26
Resumo
O programa de monitoria da UFRN foi desenvolvido com intuito de aprimorar o processo de ensino - aprendizagem, onde professores e alunos, na condição de orientadores e monitores, respectivamente, atuam em conjunto na construção e na execução do plano de curso do componente curricular. O projeto de monitoria "Saúde e Cidadania: dialogando saberes nos espaços extramuros" do componente curricular Saúde e Cidadania, caracteriza-se por estimular às práticas interdisciplinares, o trabalho em equipe, à articulação ensino-serviço-comunidade, o protagonismo ativo dos alunos em defesa do exercício da cidadania plena e de uma nova realidade social, proporcionando ainda ao aluno/ monitor o desenvolvimento de habilidades e competências pertinentes á docência. Este estudo consiste em um relato de experiência como monitora da disciplina Saúde e Cidadania que ocorreu no primeiro semestre do ano de 2015, na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi – FACISA, como também em espaços externos localizados no bairro Cônego Monte- Santa Cruz/RN, principalmente na Unidade Básica de Saúde do referido bairro. No decorrer do período da monitoria foram realizadas atividades pedagógicas tais como: acompanhamento dos alunos em passeios exploratórios; organização da I Conferência Livre de Saúde da FACISA; assessoramento dos alunos junto aos professores; construção de uma visão mais crítica e analítica dos alunos acerca da realidade; auxílio e direcionamento na elaboração e execução do projeto de intervenção. Todas as atividades desenvolvidas durante a monitoria foram de encontro com o objetivo da disciplina que é de disseminar o conhecimento e os saberes extramuros, aguçar o olhar para melhor enxergar a realidade social, desenvolver habilidades de relacionamentos interpessoais, como também de refletir sobre os problemas encontrados e apontar possíveis soluções. A participação nesse projeto como aluno/ monitor foi de grande valia, pois proporcionou um grande aprendizado, e ampliação da visão do processo de construção de aprendizagem, e da dificuldade em repassar os conhecimentos de forma a despertar o interesse do outro. As experiências vivenciadas no projeto enriqueceram a formação acadêmica, como também despertou o interesse pela a área da docência.
Palavras-chave
monitoria; aprendizagem; experiência