Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
RELATO SOBRE UMA INTERVENÇÃO INTERDISCIPLINAR REALIZADA NO BAIRRO PARAÍSO I DA CIDADE DE SANTA CRUZ
Marlene Pereira da Silva, José Jailson de Almeida Júnior, Ana Klara Oliveira Laurentino, Gabriella Dayane de Souza

Última alteração: 2015-10-26

Resumo


DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA Este trabalho tem como objetivo relatar como foi realizada aexperiência de uma intervenção da disciplina de Saúde e Cidadania. A intervenção deu-se no bairro Paraíso I da cidade de Santa Cruz, com o grupo de idosos, por discentes do curso de Enfermagem, fisioterapia e nutrição. Sob a orientação de professores.  Após visitas domiciliares e algumas observações, vimos que naquele bairro, existiaum alto índice de hipertensos e diabéticos. Assim, através de uma abordagem multidisciplinar e atividades lúdicas atuamos eficazmente na promoção e prevençãodessas doenças, contribuindo para qualidadede vida desses idosos. Decidimos abordar o tema utilizando os seguintes materiais: Teatro, dinâmicas, material audiovisual e um forró da terceira idade. Os discentes de cada curso enfatizaram a importância da nutrição alimentar, a enfermagem com o cuidado e a fisioterapia com o alongamento corporal. 
Repercussão da experiência As atividades realizadas atenderam ás expectativasdaquele grupo de idosos porque os mesmos estavam abertos ao conhecimento. Sentiram-se acolhidos pelo dia de lazer que foi oferecido a todos eles e por estarem interessados a assuntos de saúde do respeito deles. O grupo se reúne semanalmente para praticar atividades educativas lúdicas e recreativas. Promovendo a promoção para uma melhor qualidade de vida e bem-estar.
RESULTADOS ALCANÇADOS As atividades realizadas alcançaram um resultado satisfatório, pois os idosos participaram de forma ativa e espontânea. Os idosos não apenas, participaram de tudo, como também vieram relatar sobre tudo o que aprenderam com o dia de lazer. Percebemos com essa experiência, que o respeito aos idosos é um ponto crucial para que os nossos conhecimentos fossem transmitidos e absorvidos por eles. Sendo participantes ativos nos projetos sociais, e o que é mais importante  que estavam dispostos a mudar de hábitos para melhorarem de vida.

Palavras-chave


Qualidade de Vida; Conhecimento;Intervenção.

Referências


Neves A.M.P. Maranhão DG. Assistência de enfermagem ao idoso acamado com úlceras por pressão. Rev Enferm UNISA 2000; 1: 122-5.