Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
Autoestima na Terceira Idade: Relato de experiência a partir de uma roda interativa com um grupo de idosos.
Rita de Cassia da Silva Medeiros, Polyanna Keitte Fernandes Gurgel, Isau Dantas Morais, Ivana Cristina Martins de Oliveira

Última alteração: 2015-10-25

Resumo


Descrição de experiência: Tem-se que a expectativa de vida populacional cresceu no Brasil e no mundo e um dos fatores determinantes para este processo são as melhorias na qualidade de vida, dentre eles podemos citar a autoestima na terceira idade. Esta que se caracteriza como o apreço, a valorização e confiança que uma pessoa tem por si própria, sendo formada ainda na infância, mas que pode ser reconstruída ao longo da vida. A terceira idade, no entanto, se refere ao processo de envelhecimento que os indivíduos passam, nesse sentido, a Constituição Federal Brasileira de 1988 define como idoso a pessoa a partir de 65 anos. Desse modo, nossa proposta é relatar a experiência de uma equipe de residentes multiprofissionais em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade, inseridos na Unidade Básica de Saúde Dr. Helênio Gurgel no município de Mossoró/RN, fazendo uso de um equipamento social pertencente àquele território, o Centro Geriátrico Dia Madalena Aires. Nele realizamos ações de educação em saúde, dentre as quais podemos citar: a roda de conversas interativa, onde a temática autoestima é bastante discutida a partir da participação ativa dos integrantes. Visando resgatar a autoestima dos participantes, conduzindo-os por meio de reflexões ao seu auto-reconhecimento como protagonista de sua vida, estimulando ainda o autocuidado, pois o indivíduo com uma boa estima incidirá positivamente num processo de envelhecimento com mais qualidade de vida. Através dos relatos dos participantes, podemos apreender que a baixa autoestima se deve ao fato de perdas de entes queridos; a solidão; o medo da morte e do abandono; a ausência dos filhos e familiares; ociosidade na fase pós-aposentadoria; o reconhecimento, mas sem aceitação de suas limitações físicas de realizar determinadas tarefas, gerando sentimentos de inutilidade; e ainda a “ditadura” da beleza imposta pela mídia com padrões corporais de perfeição. Resultados alcançados: Por meio dessa ação percebemos que os participantes apreenderam a importância de se manter uma boa autoestima para sua saúde física e mental, evitando problemas como ansiedade, depressão, fobias, etc. Gerando, desse modo, um autocuidado consigo próprio. Repercussões da experiência: A partir dessa experiência foi possível promover saúde e também criar espaços para escuta qualificada, estreitando ainda mais a relação entre usuários e profissionais de saúde. Descritores: autoestima; terceira idade; idosos; qualidade de vida.

 

 

 

 


Palavras-chave


autoestima; terceira idade; idosos; qualidade de vida.

Referências


BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituição.htm>.

 

BEAUVOIR, Simone de. A Velhice. Tradução de Maria Helena Franco Monteiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

 

MINAYO, Maria Cecília S.; HARTZ, Z.M.A; BUSS, P.M. Qualidade de vida e saúde: um debate necessário. Ciência e Saúde Coletiva, v.5, nº1, pp.7-18, 2000.

 

Santos LMO, et al. resiliência e auto-estima em idosos assistidos na rede de atenção básica de saúde em Natal/RN. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 7, Natal-RN, 01 a 05 de junho de 2009. Anais da XVII Semana de Humanidades. Natal-RN: UFRN, 2009. Disponível em:<http://www.cchla.ufrn.br/humanidades2009/Anais/anais.html>. Acessado em 06 de agosto de 2015.

 

SANTANA, Hilca Barros de; SENA, Kaline Leite. O Idoso e a representação de si: a novidade na agenda social contemporânea: inclusão do cidadão de mais idade. A Terceira Idade, v. 14, n. 28, São Paulo, set. 2003.

TESSARI, Olga Inês. Qualidade de vida na terceira idade. Disponível . Acesso em: 25 de setembro de 2015.