Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

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Desenvolvimento de Programa de Educação Permanente por Médicos Residentes: Um Diálogo entre a Interdisciplinaridade e Qualificação do Serviço.
Luca Di Pace Pinheiro, Ernani De Souza Leão Neto, Ana Tallita De Oliveira Xavier, Thaís Bandeira Carvalho, Isabelle Cantídio Fernandes Diógenes

Última alteração: 2015-10-25

Resumo


INTRODUÇÃO: A Coordenação da Comissão de Residência Médica, associada a residência de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, realiza encontros em forma de Sessões clínicas na faculdade de Medicina. A Partir de estudos de literatura médica atualizada, médicos residentes estruturam e abordam protocolos de atendimentos obstétricos de acordo com a realidade da rede pública de serviço de saúde de Mossoró. As sessões clínicas consistem em um espaço de educação permanente para formação e qualificação de profissionais de saúde através da integração ensino-serviço. OBJETIVOS: Promover acessilvemente uma educação permanente em formação de uma equipe multiprofissional e interdisciplinar. Além disso, programar os protocolos das maternidades municipais, como importante ferramenta para desenvolver melhores práticas no cuidado. RELATO DE EXPERIÊNCIA: O Programa de qualificação se dá por encontros mensais que ocorrem na faculdade. Neste momento, existem reuniões discursivas a respeito do protocolo de saúde da mulher consoante a prática desse serviço no município. Diante disso, o grupo tem formulado estratégias de ensino-aprendizagem na formação de multiplicadores do conhecimento obstétrico. RESULTADOS: Nesse Ambiente existe a participação de indivíduos que estão em diferentes níveis da educação médica (acadêmicos, internos, residentes e especialistas). Assim como, a participação de profissionais de outras áreas como biotecnologia e outras especialidades, promovendo debates enriquecedores e com temáticas transversais. A ocorrência das sessões tem como dinâmica uma apresentação promovida pelos residentes do programa sobre uma temática, em seguida, outro convidado de uma área distinta aborda ferramentas desenvolvidas, como aplicativos para o atendimento de gestantes, utilizados na prática do serviço de saúde, em perspectiva interdisciplinar. Diante do favorável ambiente integrado que permite o proveitoso diálogo interativo entre ensino-serviço, acontece o processo contínuo de aprendizagem sobre esses estudos. Deste modo, fomenta os profissionais a sistematizarem suas condutas para reorganizarem o serviço. CONCLUSÃO: O programa de residência médica com a produção das Sessões clínicas implica numa incessante reconstrução do conhecimento da saúde, interdisciplinaridade, engajamento dos membros, interação ensino-serviço além da educação permanente, ou melhor, produção da inconclusa e constante aprimoração dos profissionais de saúde.

Palavras-chave


Residência Médica, Educaçaõ permanente, Integração ensino-serviço, Interdisciplinaridade

Referências


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