Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
A atuação do Fisioterapeuta enquanto integrante do NASF na promoção a saúde: Um relato de experiência.
Isau DANTAS Morais, Polyanna Keitte Fernandes Gurgel, RITA CASSIA SILVA MEDEIROS, Ivana Cristina Martins de Oliveira

Última alteração: 2015-10-25

Resumo


Descrição de experiência: O Núcleo de Apoio a Saúde da família (NASF) é um apoiador das equipes de referências das Unidades Básicas de Saúde (UBS), tornando assim o arsenal multiprofissional ainda mais qualificado. Fazendo parte deste, o Fisioterapeuta poderá atuar na promoção, proteção, recuperação e reabilitação do bem estar físico, psico-social e ambiental dos usuários do SUS. Com a visão nos campos clinico - assistencial e técnico - pedagógico, objetivou-se trazer um relato de experiência desenvolvido de maneira institucional com os funcionários da UBS Dr. José Leão localizada no município de Mossoró/RN, onde através da prática de atividade física buscou-se promover uma melhor qualidade de vida daqueles funcionários. A proposta para realização deste trabalho surgiu, notando-se a presença de fatores como sedentarismo e posturas inadequadas, presentes no dia a dia da prestação do serviço, podendo então repercutir no desenvolvimento de patologias, tais como Obesidade, Escoliose, Lesões por esforços repetitivos (LER) e DORT (Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho). Identificando tais fatores mencionados anteriormente realizou-se a ação que teve por título: “Cuidando de quem Cuida”, objetivando assim promover uma melhor qualidade de vida a quem tanto se dispõe na prestação do atendimento da população. Esta, por sua vez foi aplicada através de um circuito funcional, um tipo de prática de exercício físico, que visa em uma única atividade a mobilidade corporal, a coordenação motora, bem como o aumento energético do organismo, sendo estes benefícios gerados durante a execução de tal. O momento foi finalizado com alongamentos corporais, objetivando a manutenção da flexibilidade osteomioarticular dos funcionários que praticaram a atividade. Resultados alcançados: Com a aplicação dos exercícios físicos os funcionários da UBS reconheceram a importância de tal prática na manutenção de uma vida saudável, atuando grandiosamente na melhora da qualidade de vida, além de acarretar uma maior satisfação nas relações pessoais no serviço. Repercussões da experiência: Diante da aplicação da ação de caráter institucional, notou-se o tamanho da importância da atuação deste profissional que compõe a equipe NASF na promoção da saúde e prevenção de agravos dos funcionários daquela UBS, ofertando saúde no próprio ambiente de serviço, além de possibilitar a compreensão de quê as práticas de saúde podem ser realizadas em momentos de pausas destes funcionários.

Descritores: NASF; Fisioterapia; Atividade física; Qualidade de vida.


Palavras-chave


NASF; Fisioterapia; Atividade física; Qualidade de vida.

Referências


FIGUEIREDO, Elisabeth Niglio. Estratégia Saúde da Família e Núcleo de Apoio à Saúde da Família: diretrizes e fundamentos. Módulo Político Gestor, 2010.

 

SILVA, Rodrigo Sinnott et al. Atividade física e qualidade de vida. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, n. 1, p. 115-120, 2010.

 

GUALANO, Bruno; TINUCCI, Taís. Sedentarismo, exercício físico e doenças crônicas. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo, v. 25, 2011.

 

AUGUSTO, Viviane Gontijo et al. Um olhar sobre as LER/DORT no contexto clínico do fisioterapeuta. Rev Bras Fisioter, v. 12, n. 1, p. 49-56, 2008.

 

MALAQUIAS, Andréia de Sousa. Treinamento funcional na melhoria da capacidade física e funcional para o idoso. 2014.

 

PORTO, Flávia; XAVIER, Rua São Francisco. Efeitos de exercícios de alongamento para correção postural: revisão sistemática. 2014.