Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
CARTOGRAFIA SÓCIO-AFETIVA ACERCA DOS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DA POPULAÇÃO DE RUA
Ana Alice Pinheiro da Silva, Antônio Vladimir Félix-Silva, Emanuelly Cristina de Souza

Última alteração: 2015-10-25

Resumo


Este trabalho discorre sobre os processos de subjetivação, elos de permanência e resistência, produzidos pela População em Situação de Rua caracterizados em afecções do corpo vivenciadas nos encontros que ocorreram no segundo semestre de 2014, na cidade do Natal-RN. Esta pesquisa partiu dos objetivos de investigar os processos de subjetivação, elos de permanência e resistência da População em Situação de Rua; identificar processos de subjetivação no cotidiano desta população; caracterizar elos de manutenção e resistência nos processos de subjetivação em Pessoas que em Situação de Rua; e analisar os processos de subjetivação e modos de existência deste público. Corresponde a uma pesquisa qualitativa em que utilizamo-nos de ferramentas como a pesquisa-observação-participante, diários de campo, entrevista semi-estruturada e acompanhamento deambular - abrangendo diversos espaços, tanto da rua, quanto espaços de discussões acerca da População em Situação de Rua. Investimos na construção metodológica a partir da experimentação das afetações emergentes no campo e na problematização dos atravessamentos das instituições que historicamente atravessam os processos de subjetivação das pessoas em situação de rua, tais como família, trabalho, justiça, entre outras. Compreendemos por meio desta pesquisa a rica multiplicidade imanente de processos de subjetivação que marcam a produção e subjetividade das Pessoas em Situação de Rua, ressaltando as transversalidades e os diversos atravessamentos que permeiam essa realidade. Buscamos contribuir para a reestruturação da formação e da prática dos futuros profissionais do campo da Psicologia, colaborando com os questionamentos, reflexões e inquietações que de algum modo este trabalho possa promover, apostando no estímulo a visibilidade da realidade da população, o que motivou a construção desse artigo, como forma de afectar a comunidade como um todo para esta realidade. Além de não perder de vista as dificuldades estruturais enfrentadas, bem como os avanços almejados que se erguem como desafios provocadores de transformação e reatualização da equipe profissional.

Palavras-chave


Subjetivação. Exclusão. Situação de Rua.

Referências


BAPTISTA, Luiz Antônio. A cidade dos sábios: Reflexões sobre a dinâmica social nas grandes cidades. São Paulo: Summus, 1999.

BARROS, Regina Benevides de. Grupo: a afirmação de um simulacro. 3. ed. Porto Alegre: Sulina da UFRGS, 2013. 350 p. Coleção Cartografias.

BARROS, Laura Pozzana de; KASTRUPP, Virgínia. Cartografar é acompanhar processos. In Pistas do método da Cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade / orgs. Eduardo Passos, Virginia Kastrup e Liliana da Escóssia. – Porto Alegre: Sulina, 2010. p. 52-75.

BAREMBLITT, G.. Compêndio de Análise Institucional. Rio de Janeiro: 3a. ed., Rosa dos Tempos, 1996. BASAGLIA, Franco. As instituições da violência. In: BASAGLIA, Franco. Escritos selecionados em saúde mental e reforma psiquiátrica. Rio de Janeiro: Garamond Universitária, 2010. Tradução: Angélica D’ávila Melo.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual sobre o cuidado à saúde junto à população em situação de rua / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012. 98 p.– (Série A. Normas e 21 Manuais Técnicos) Disponível em: . Acesso em: 12 nov. 2014.

BRASIL. Ministério do desenvolvimento Social e Combate à Fome. Orientações Técnicas: Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua. SUAS e População em Situação de Rua, Volume III. – Brasília, DF: Secretaria Nacional de Assistência Social, 2011. Disponível em: . Acesso em: 12 nov. 2014

BURSZTYN, Marcel et al (Org.). No meio da rua. 2. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2003. 261 p. GUATARRI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: Cartografia do desejo. 10. ed. Petrópolis , RJ: Vozes, 2010.

GUATARRI, Félix. Revolução Molecular: pulsações politicas do desejo. 3 ed. São Paulo: Brasiliense, 1981. 229 p.

LARROSA, Jorge; SKLIAR, Carlos (Org.). Políticas e Poéticas da diferença: Habitantes de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

LANCETTI, Antonio. Clinica peripatética: 20. ed. São Paulo: Hucitec, 2009. 127 p. (saúdeLoucura; Série Políticas do desejo; 1).

LOURAU, R. René Lourau na UERJ: análise institucional e práticas de pesquisa. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 1993.

MANSANO, S. R. V. (2009). Sujeito, subjetividade e modos de subjetivação na contemporaneidade. Revista de Psicologia da UNESP, 8(2), 110-117.

PAGOT, Angela Maria. Parte III: Comunidade. In: PAGOT, Angela Maria. O louco, a rua, a comunidade: as relações da cidade com a loucura em situação de rua. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2012. p. 109-141. Coleção Loucura & Civilização.