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A disciplina Saúde e Cidadania e a interdisciplinaridade na formação em saúde
Última alteração: 2015-10-25
Resumo
Descrição da experiência: A disciplina Saúde e Cidadania (SACI) articula conhecimentos voltados à Saúde Básica, vivenciando a trajetória e a rotina dos profissionais de uma Unidade de Saúde da Família (USF), que promove a atenção primária à população de Santa Cruz/RN. Estimulando a associação entre os cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição, bem como a importância da interdisciplinaridade, os alunos envolvidos conheceram a rotina dos Agentes Comunitários de Saúde da UBS Centro Santa Cruz/RN e desenvolveram estratégias para intervir nas doenças mais prevalentes que a Unidade atende, a fim produzir uma intervenção no local. Resultados alcançados: Foi possível identificar altos índices de casos como hipertensão e diabetes, posto que a maioria da população eram pessoas idosas. Como processo de diagnóstico para a intervenção, foi realizado um Mapa Social a fim de delimitar os bairros e o público-alvo atendidos pela UBS. Para a realização da intervenção foram mobilizadas um total de 104 pessoas, em que as mesmas foram submetidas, individualmente, a testes de glicemia, aferição de pressão arterial e a medição de peso e altura. Técnicas realizadas pela articulação de conhecimentos dos diferentes cursos envolvidos. Repercussões da experiência: A intervenção obteve resultados positivos para a população, que foi bastante participativa. Assim, por meio da disciplina, foi possível observar a importância da integralidade dos discentes que vivenciaram de forma prática a diversidade dos cursos. Buscando adquirir novos saberes e conhecimentos, o profissional de saúde tem que cada vez mais estar bem qualificado para prestar um melhor atendimento ao seu público.
Palavras-chave
Ensino superior; Educação permanente; Saúde coletiva