Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

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A disciplina Saúde e Cidadania e a interdisciplinaridade na formação em saúde
Suellen Nadine de Lima Costa, José Jailson de Almeida Junior, Lenice Daiane da Costa Lopes, Rafaela Kely Alves da Silva, Rosiane Leite dos Santos Soares, Felipe dos Santos Bezerril Freire, Xaize de Fátima de Medeiros Lopes

Última alteração: 2015-10-25

Resumo


Descrição da experiência: A disciplina Saúde e Cidadania (SACI) articula conhecimentos voltados à Saúde Básica, vivenciando a trajetória e a rotina dos profissionais de uma Unidade de Saúde da Família (USF), que promove a atenção primária à população de Santa Cruz/RN. Estimulando a associação entre os cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição, bem como a importância da interdisciplinaridade, os alunos envolvidos conheceram a rotina dos Agentes Comunitários de Saúde da UBS Centro Santa Cruz/RN e desenvolveram estratégias para intervir nas doenças mais prevalentes que a Unidade atende, a fim produzir uma intervenção no local.  Resultados alcançados: Foi possível identificar altos índices de casos como hipertensão e diabetes, posto que a maioria da população eram pessoas idosas. Como processo de diagnóstico para a intervenção, foi realizado um Mapa Social a fim de delimitar os bairros e o público-alvo atendidos pela UBS.  Para a realização da intervenção foram mobilizadas um total de 104 pessoas, em que as mesmas foram submetidas, individualmente, a testes de glicemia, aferição de pressão arterial e a medição de peso e altura. Técnicas realizadas pela articulação de conhecimentos dos diferentes cursos envolvidos. Repercussões da experiência: A intervenção obteve resultados positivos para a população, que foi bastante participativa. Assim, por meio da disciplina, foi possível observar a importância da integralidade dos discentes que vivenciaram de forma prática a diversidade dos cursos.  Buscando adquirir novos saberes e conhecimentos, o profissional de saúde tem que cada vez mais estar bem qualificado para prestar um melhor atendimento ao seu público.

Palavras-chave


Ensino superior; Educação permanente; Saúde coletiva