Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

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PROJETO DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE NA REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA VOLTADO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA
Nilberto dos Santos Pinto, Deborah Leite de Abreu Souza

Última alteração: 2015-10-26

Resumo


Em todos os âmbitos da saúde é mais adequado prevenir determinado problema do que apenas remediar e agir nas condições agudas de um agravo. Cientes disso, na rede de atenção às urgências e emergências isto se faz extremamente importante, tendo em vista a capacidade direta de prevenir agravos. Assim, o suporte básico de Vida (SBV), aparece como um conhecimento básico e fundamental em primeiros socorros voltado a todas as pessoas, devendo ser difundido a todos os setores da sociedade. Fundamentado nisso, no intuito de promover saúde e prevenir agravos, foi realizado um projeto de extensão junto ao Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde da Universidade Estadual do Ceará (PET-Saúde), levando essa temática a crianças e adolescentes de uma escola municipal da prefeitura de Fortaleza. Escolheram-se alguns alunos em virtude da inviabilidade de se abranger todo o colégio. Assim, foram selecionados três alunos de cada sala do 4º ao 8º ano, tendo como critério o comportamento dos mesmos em sala, para que pudessem, posteriormente, repassar as informações aos seus colegas de classe. O projeto se caracterizou por dinâmicas que ocorriam em dias pré-estabelecidos junto com a coordenadora da escola. Inicialmente, a dinâmica caracterizava-se pela explicação da importância que o conteúdo de prevenção de agravos e primeiros socorros pode ter no cotidiano dos alunos. Foram explanados alguns casos, exemplificando situações de engasgamento, choque elétrico e afogamento, sempre enfocando na educação para prevenção desses casos. Depois, era solicitado aos participantes que debatessem condutas a serem adotadas em cada caso. Vídeos explicativos também foram apresentados e comentados, enfatizando as condutas adequadas frente aos casos. Por fim, realizou-se um comparativo entre as condutas antes e após a intervenção educativa, verificando-se resultados muito favoráveis no que se refere à prevenção de agravos. Portanto, expandir o conhecimento em suporte básico de vida, integrando alunos extencionistas, professores e estudantes da comunidade, bem como realizar uma educação na escola voltada a prevenir casos como choque elétrico, afogamento, engasgamento...se mostrou como um projeto muito importante e eficaz para a prevenção de agravos e, consequentemente, para promoção de saúde dos alunos que participaram da intervenção.

Palavras-chave


prevenção de agravos1; intervenção em saúde2; suporte básico3