Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: EMPODERAMENTO SOCIAL POR MEIO DAS ONDAS DE RÁDIO.
Hugo jario de almeida silva, José Cortez Assunção Júnior, Leonara Carla de Araújo Pereira, Fernanda Diniz de Sá, José Jailson de almeida Junior

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência a respeito da participação de acadêmicos da UFRN em um programa de rádio, com vista a debater informações pertinentes sobre saúde, na busca de aproximar o serviço a formação em saúde da população. O objetivo deste trabalho foi avaliar, através da experiência dos discentes de cursos de saúde da referida instituição, a utilização da rádio como instrumento na prática da promoção da saúde da população do município de Santa Cruz-RN.

Neste âmbito, para uma melhor efetivação dos objetivos, os discentes dividiram-se em duplas e semanalmente participavam do programa “Super Manhã Santa Cruz”, ajudando assim os ouvintes da cidade, por meio da prevenção de doenças e agravos acometidos no dia-a-dia. Em reunião, a equipe designada para este projeto (estudantes de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí – FACISA/UFRN), decidiam quais temas seriam abordados, utilizando como referência inicial as campanhas desenvolvidas pelo Ministério da Saúde, a prevalência de doenças no município e, por fim, a própria sugestão de temas oriundos da participação popular no decorrer dos programas.

RESULTADOS ALVANÇADOS

Durante o período de desenvolvimento do projeto, o programa trouxe aos ouvintes notícias sobre envelhecimento ativo, prevenção de problemas respiratórios em crianças, cuidados com a pessoa com dengue, dicas alimentares para diabéticos, menopausa, benefícios da caminhada, osteoporose e quedas, câncer de pele, infecções respiratórias, cuidados gerais com pé diabetes, lombalgia, importância da higiene nos alimentos, entre outras, geralmente relacionadas à prevalência de casos na região. Essa abordagem com temas variados, através da prática de comunicação em massa deu oportunidade aos ouvintes de adquirir conhecimento sobre diversas questões relacionadas a saúde além de tornar informações cientificas mais acessíveis à sociedade, fazendo com que a população tenha consciência de suas escolhas para uma melhor qualidade de vida.

REPERCUSSÃO DA EXPERIÊNCIA

A utilização da rádio foi um ganho para a população, através de prevenção e promoção da saúde. Nesta experiência, vimos que a comunicação através do rádio é de grande valia para a interação entre profissionais de saúde e população, já que foi notado a participação e solicitação de temas para serem discutidos em outros programas, reforçando assim a ideia da construção de profissionais de saúde compromissados com a construção da cidadania.


Palavras-chave


Meios de Comunicação; Educação em Saúde; Qualidade de Vida; Empoderamento