Última alteração: 2015-10-30
Resumo
DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA
O presente trabalho trata-se de um relato de experiência a respeito da participação de acadêmicos da UFRN em um programa de rádio, com vista a debater informações pertinentes sobre saúde, na busca de aproximar o serviço a formação em saúde da população. O objetivo deste trabalho foi avaliar, através da experiência dos discentes de cursos de saúde da referida instituição, a utilização da rádio como instrumento na prática da promoção da saúde da população do município de Santa Cruz-RN.
Neste âmbito, para uma melhor efetivação dos objetivos, os discentes dividiram-se em duplas e semanalmente participavam do programa “Super Manhã Santa Cruz”, ajudando assim os ouvintes da cidade, por meio da prevenção de doenças e agravos acometidos no dia-a-dia. Em reunião, a equipe designada para este projeto (estudantes de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí – FACISA/UFRN), decidiam quais temas seriam abordados, utilizando como referência inicial as campanhas desenvolvidas pelo Ministério da Saúde, a prevalência de doenças no município e, por fim, a própria sugestão de temas oriundos da participação popular no decorrer dos programas.
RESULTADOS ALVANÇADOS
Durante o período de desenvolvimento do projeto, o programa trouxe aos ouvintes notícias sobre envelhecimento ativo, prevenção de problemas respiratórios em crianças, cuidados com a pessoa com dengue, dicas alimentares para diabéticos, menopausa, benefícios da caminhada, osteoporose e quedas, câncer de pele, infecções respiratórias, cuidados gerais com pé diabetes, lombalgia, importância da higiene nos alimentos, entre outras, geralmente relacionadas à prevalência de casos na região. Essa abordagem com temas variados, através da prática de comunicação em massa deu oportunidade aos ouvintes de adquirir conhecimento sobre diversas questões relacionadas a saúde além de tornar informações cientificas mais acessíveis à sociedade, fazendo com que a população tenha consciência de suas escolhas para uma melhor qualidade de vida.
REPERCUSSÃO DA EXPERIÊNCIA
A utilização da rádio foi um ganho para a população, através de prevenção e promoção da saúde. Nesta experiência, vimos que a comunicação através do rádio é de grande valia para a interação entre profissionais de saúde e população, já que foi notado a participação e solicitação de temas para serem discutidos em outros programas, reforçando assim a ideia da construção de profissionais de saúde compromissados com a construção da cidadania.