Última alteração: 2015-10-26
Resumo
DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O presente estudo relata a experiência do estágio do curso de Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN com ênfase na identificação de um problema e elaboração e execução de intervenção, a qual se concentrou na Estratégia e-SUS e no novo Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), por meio de dois momentos de teoria e prática junto aos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Distrito Sanitário Oeste (DSO) do município de Natal/RN. A intervenção foi baseada em dois momentos formativos elaborados e executados pelas estagiárias do curso, preceptor do estágio e tutora de estágio, com o apoio da UFRN e da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Natal. Para essa formação teórico-prática foram convidados profissionais de 10 UBS do DSO. Os participantes também responderam dois pequenos questionários, elaborados exclusivamente para fins da intervenção, que continham questões simples sobre o e-SUS e que identificavam a satisfação com o evento. RESULTADOS ALCANÇADOS: 4 UBS enviaram profissionais para participação, totalizando 35 participantes. Entre as categorias profissionais presentes: 16 agentes de saúde, 7 enfermeiros, 3 médicos, 3 assistentes bucais, 2 dentistas, 1 técnico de enfermagem, 1 gerente de UBS e 2 gerentes de Distritos Sanitários. Quanto ao levantamento das respostas dos questionários: 98% dos participantes reconhecem a importância do e-SUS para o processo de trabalho da Atenção Básica e 77% concordam que representa um Sistema de Informação em Saúde. 100% dos participantes afirmaram que existem problemas relacionados ao e-SUS e afirmam que para melhorar sua utilização é necessária a obtenção de mais computadores para as UBS (42,8%), a realização de mais capacitações (34,2%) e melhores condições de trabalho (14,2%). 100% dos participantes afirmaram ser importante momentos formativos para a melhoria do processo de trabalho de Atenção Básica. REPERCUSSÕES DA EXPERIÊNCIA: Após os momentos formativos 99% dos participantes afirmaram saber mais sobre o e-SUS e que os conhecimentos obtidos auxiliarão no processo de trabalho. Ao final, 70% dos profissionais classificaram como boa a intervenção, 30% como excelente e nenhum como ruim. Assim, esse relato apresenta experiência exitosa de integração ensino em serviço integrando estudantes, professores e profissionais. DESCRITORES: Atenção Básica; Sistemas de Informação em Saúde; Distrito Sanitário.
Palavras-chave
Referências
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