Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
Deficiências na utilização do e-SUS Atenção Básica como foco de intervenção de estágio: um relato de experiência no Distrito Sanitário Oeste do município de Natal/RN.
Ulicelia Nascimento de Azevedo, Vilani Medeiros de Araújo Nunes, Victor Hugo França, Cinthia Monalisa Silva Gomes

Última alteração: 2015-10-26

Resumo


DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O presente estudo relata a experiência do estágio do curso de Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN com ênfase na identificação de um problema e elaboração e execução de intervenção, a qual se concentrou na Estratégia e-SUS e no novo Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), por meio de dois momentos de teoria e prática junto aos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Distrito Sanitário Oeste (DSO) do município de Natal/RN. A intervenção foi baseada em dois momentos formativos elaborados e executados pelas estagiárias do curso, preceptor do estágio e tutora de estágio, com o apoio da UFRN e da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Natal. Para essa formação teórico-prática foram convidados profissionais de 10 UBS do DSO. Os participantes também responderam dois pequenos questionários, elaborados exclusivamente para fins da intervenção, que continham questões simples sobre o e-SUS e que identificavam a satisfação com o evento. RESULTADOS ALCANÇADOS: 4 UBS enviaram profissionais para participação, totalizando 35 participantes. Entre as categorias profissionais presentes: 16 agentes de saúde, 7 enfermeiros, 3 médicos, 3 assistentes bucais, 2 dentistas, 1 técnico de enfermagem, 1 gerente de UBS e 2 gerentes de Distritos Sanitários. Quanto ao levantamento das respostas dos questionários: 98% dos participantes reconhecem a importância do e-SUS para o processo de trabalho da Atenção Básica e 77% concordam que representa um Sistema de Informação em Saúde. 100% dos participantes afirmaram que existem problemas relacionados ao e-SUS e afirmam que para melhorar sua utilização é necessária a obtenção de mais computadores para as UBS (42,8%), a realização de mais capacitações (34,2%) e melhores condições de trabalho (14,2%). 100% dos participantes afirmaram ser importante momentos formativos para a melhoria do processo de trabalho de Atenção Básica. REPERCUSSÕES DA EXPERIÊNCIA: Após os momentos formativos 99% dos participantes afirmaram saber mais sobre o e-SUS e que os conhecimentos obtidos auxiliarão no processo de trabalho. Ao final, 70% dos profissionais classificaram como boa a intervenção, 30% como excelente e nenhum como ruim. Assim, esse relato apresenta experiência exitosa de integração ensino em serviço integrando estudantes, professores e profissionais. DESCRITORES: Atenção Básica; Sistemas de Informação em Saúde; Distrito Sanitário.


Palavras-chave


Atenção Básica; Sistemas de Informação em Saúde; Distrito Sanitário.

Referências


Almeida, ES, Castro, CGJ, Viera, CAL. Concepção e Organização de Distritos Sanitários. Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. São Paulo, 1998.

Bezerra, APS, Moutinho, AF, Alkmim, DFB. Morais, IA. A percepção do graduando em saúde coletiva sobre o estágio supervisionado

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde. AprenderSUS: o SUS e as mudanças na graduação. Brasília; 2004.

Brasil. Ministério da Saúde. Diretrizes Nacionais de Implantação da Estratégia e-SUS AB. Brasília, 2014.

Brasil. Ministério da Saúde. Manual do Sistema com Coleta de Dados Simplificada. Brasília, 2014.

Brasil. CONASS. Situação Atual da Estratégia e-SUS da Atenção Básica. Nota Técnica Nº 08 de 2014. Brasília, 2014.

Brasil. Ministério da Saúde. Política Nacional da Atenção Básica. 2011.

Brasil. Ministério da Saúde. Distritos Sanitários. São Paulo, 1998.

Chirelli, MQ. O processo de formação do enfermeiro crítico-reflexivo na visão dos alunos do curso de enfermagem da FAMEMA [dissertação]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo; 2002.

Martins, MJ. Distrito Sanitário. Maceió, 2012.

Matus, C. Planejamento e Programação em Saúde: Um Enfoque Estratégico. São Paulo, Cortez, cap. 3, pp.107-149, 1989.

Mendes, EV. Distrito Sanitário – O Processo Social de Mudança das Práticas Sanitárias do Sistema Único de Saúde. São Paulo, Rio de Janeiro, Hucitec/ABRASCO, 1993.

Mendes, EV. A tenção Primária à Saúde no SUS. fortaleza: Esocla de Saúde Pública do Ceará, 2002.

Prefeitura Municipal do Natal. Secretaria Municipal de Saúde. (Re)desenhando a Rede de Saúde na Cidade do Natal / Secretaria Municipal de Saúde de Natal. – Natal, RN, 2007. 124 p.

Prefeitura Municipal do Natal. Secretaria Municipal de Saúde. Plano Municipal de Saúde 2014-2017. Natal, 2014. Disponível em: http://www.natal.rn.gov.br/sms/Disponível em: http://www.natal.rn.gov.br/sms/

Site da Biblioteca Virtual de Saúde: Disponível em: www.bvsms.gov.br

Site do Departamento de Atenção Básica. Disponível em: http://dab.saude.gov.br/portaldab/esus.php

Site do Ministério da Saúde. Disponível em: www.saude.gov.br

Vilaça EM. Distrito Sanitário: O Processo Social de Mudanças das Práticas Sanitárias do Sistema Único de Saúde. São Paulo, Hucitec, 1993