Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
Gravidez na adolescência como foco do cuidado no pré-natal.
Jacyane Melo de Oliveira Santos, Elizabeth Cristina Fagundes de Souza

Última alteração: 2016-01-20

Resumo


O Adolescente é um grupo populacional que nos desafia na tarefa cotidiana de operar ações de saúde. A construção do fluxograma descritor se apresenta como estratégia que possibilita a reflexão sobre o cuidado à saúde em um espaço coletivo de discussão do processo de trabalho, considerando as experiências vivenciadas no cotidiano das práticas produzidas. Neste sentido, a equipe se envolveu em descrever sobre como acontece o acompanhamento da adolescente gestante na unidade desde sua chegada. A partir da entrada da usuária o fluxo começa a ser desenhado com a confirmação do estado gravídico pelo teste de gravidez. A previsão é de que na primeira consulta de pré-natal sejam realizados os seguintes procedimentos: cadastramento da usuária no SISPRENATAL; realização dos testes rápidos de sífilis e HIV; exame clínico e físico; preenchimento do cartão da gestante; solicitação de exames complementares; prescrição de medicamentos; verificação do cartão de vacina; e orientações gerais. As informações e orientações quanto aos programas sociais não são repassadas detalhadamente pelos profissionais da equipe, uma vez que eles têm dúvidas quanto ao funcionamento e modo de inclusão das usuárias nestes programas. As consultas do pré-natal são agendadas, alternadamente, consulta de enfermagem e consulta médica, de forma a garantir o número mínimo de consultas de pré-natal, atualmente preconizada em sete consultas. A consulta odontológica para gestantes é programada em horário específico e tem a garantia de tratamento concluído, ainda que no período puerperal. O fato de muitas adolescentes iniciarem o pré-natal tardiamente é motivado por diversos aspectos contextuais, individuais e sociais, dentre os quais o contexto familiar. O fluxograma aponta que a conduta da equipe é indiferente a faixa etária abordada. A técnica em grupo adotada nesta pesquisa atingiu o objetivo proposto de interrogar a micropolítica da organização do serviço de saúde em seu processo de trabalho assim, revelar as relações ali estabelecidas entre os profissionais e desses com os usuários, os nós críticos, o jogo de interesses, poder e os processos decisórios. A visibilidade da adolescente é maior quando ela adquire o status de grávida e depois de mãe e isso evidencia a necessidade do reconhecimento das singularidades e especificidades, bem como a pluralidade e diversidade dos adolescentes com oferta de produção de cuidado, baseada em processo dialógico e superação do paradigma normativo e prescritivo.


Palavras-chave


Adolescente; Gravidez na adolescência; Atenção à saúde

Referências


FRANCO, Túlio; MERHY, Emerson Elias. O uso de ferramentas analisadoras dos serviços de saúde: o caso do Serviço Social do Hospital das Clínicas da UNICAMP (Campinas-SP). In: MERHY, Emerson Elias et al. (Org.). O trabalho em saúde: olhando e experienciando o SUS no cotidiano. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2003. Disponível em: <http://www.uff.br/saudecoletiva/professores/merhy/capitulos-13.pdf>.Acesso em : 21 jun. 2012.

MERHY, Elias Emerson. Em busca do tempo perdido: a micropolítica do trabalho vivo em ato, em saúde. In: MERHY, Elias Emerson; ONOCKO, Rosana. Agir em saúde: um desafio para o público. São Paulo: HUCITEC; 1997.

NOGUEIRA, Maria José; MODENA, Celina Maria; SCHALL, Virgínia Torres. Políticas Públicas voltadas para adolescentes nas Unidades Básicas de Saúde no Município de Belo Horizonte/MG: uma análise sob a perspectiva dos profissionais de saúde. Rev. APS, Juiz de Fora, v. 13, n. 3, p. 338-345, jul./set., 2010.