Última alteração: 2016-01-20
Resumo
O Adolescente é um grupo populacional que nos desafia na tarefa cotidiana de operar ações de saúde. A construção do fluxograma descritor se apresenta como estratégia que possibilita a reflexão sobre o cuidado à saúde em um espaço coletivo de discussão do processo de trabalho, considerando as experiências vivenciadas no cotidiano das práticas produzidas. Neste sentido, a equipe se envolveu em descrever sobre como acontece o acompanhamento da adolescente gestante na unidade desde sua chegada. A partir da entrada da usuária o fluxo começa a ser desenhado com a confirmação do estado gravídico pelo teste de gravidez. A previsão é de que na primeira consulta de pré-natal sejam realizados os seguintes procedimentos: cadastramento da usuária no SISPRENATAL; realização dos testes rápidos de sífilis e HIV; exame clínico e físico; preenchimento do cartão da gestante; solicitação de exames complementares; prescrição de medicamentos; verificação do cartão de vacina; e orientações gerais. As informações e orientações quanto aos programas sociais não são repassadas detalhadamente pelos profissionais da equipe, uma vez que eles têm dúvidas quanto ao funcionamento e modo de inclusão das usuárias nestes programas. As consultas do pré-natal são agendadas, alternadamente, consulta de enfermagem e consulta médica, de forma a garantir o número mínimo de consultas de pré-natal, atualmente preconizada em sete consultas. A consulta odontológica para gestantes é programada em horário específico e tem a garantia de tratamento concluído, ainda que no período puerperal. O fato de muitas adolescentes iniciarem o pré-natal tardiamente é motivado por diversos aspectos contextuais, individuais e sociais, dentre os quais o contexto familiar. O fluxograma aponta que a conduta da equipe é indiferente a faixa etária abordada. A técnica em grupo adotada nesta pesquisa atingiu o objetivo proposto de interrogar a micropolítica da organização do serviço de saúde em seu processo de trabalho assim, revelar as relações ali estabelecidas entre os profissionais e desses com os usuários, os nós críticos, o jogo de interesses, poder e os processos decisórios. A visibilidade da adolescente é maior quando ela adquire o status de grávida e depois de mãe e isso evidencia a necessidade do reconhecimento das singularidades e especificidades, bem como a pluralidade e diversidade dos adolescentes com oferta de produção de cuidado, baseada em processo dialógico e superação do paradigma normativo e prescritivo.
Palavras-chave
Referências
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