Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
Aleitamento materno e alimentação complementar: Relato de experiência de acadêmicos de Nutrição na formação de grupo estruturado de gestantes e mães de crianças com até dois anos de idade.
Jessica Morais de Araújo, Jussara Cristina Alves Medeiros, Hannah Samara Monteiro de Figueirêdo, Valéria Andrade Mariz, Tereza Neuma Costa de O. Freitas

Última alteração: 2016-01-20

Resumo


O estudo consiste em um relato de experiência que ocorreu em julho de 2014 vivenciado por acadêmicos de nutrição na criação de grupo estruturado de gestantes e/ou mães de crianças com até dois anos de idade, objetivando promover o incentivo ao aleitamento materno, tendo como proposta abordar a importância do aleitamento materno para mães que aguardavam pela consulta com a nutricionista na unidade de Estratégia de Saúde da Família do Amarante em São Gonçalo do Amarante - Natal.

As participantes envolvidas foram informadas sobre o encontro, sendo convidadas a participarem de uma atividade sobre o tema “Aleitamento materno”, com duração de 50 minutos. Foram orientadas a formular perguntas e questionamentos sobre o que era apresentado, assim como expor suas experiências e outras dúvidas pertinentes ao assunto. Durante o diálogo, foram utilizados como recursos didáticos: slides, dinâmicas e folders informativos a fim de promover o entendimento do público-alvo.Na realização da atividade educativa, utilizou-se o método participativo, o qual foi tido como o mais adequado a este tipo de atividade. A metodologia em questão propicia, ainda, a livre comunicação e o questionamento do assunto em discussão, de maneira a fixar melhor o seu aprendizado. Foram utilizadas as técnicas de dinâmica de grupo e demonstração prática de alguns cuidados como, por exemplo, o preparo das mamas antes da amamentação.Ficando acordado a presença desse mesmo grupo de participantes uma vez a cada mês para debates sobre diversos temas ligados a saúde da mãe e da criança.

Dessa forma, o incentivo ao aleitamento materno configura-se numa das principais ações de saúde, sendo perceptível a importância das atividades de educação em saúde envolvendo gestantes e familiares, tendo em vista que nos processos educativos para promoçãoda amamentação, o diálogo entre a lactante e o educador pode contribuir tanto para a desconstrução de mitos, quanto para agregar novos conhecimentos e atitudes positivas frente à amamentação, sendo de extrema importância os questionamentos e a explicação.

Assim, a experiência permitiuconhecimento para ambas às partes, proporcionando uma visão diferenciada sobre o processo de construção de uma assistência integral, digna e humanizada, além de propiciar relevante importância para a formação de profissionais de Nutrição, que detém de um cuidado em avaliar o paciente como um todo.

Palavras-chave


Saúde; Aleitamento Materno; Grupo Estruturado

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. II Pesquisa de Prevalência de Aleitamento Materno nas capitais brasileiras e DF. 2009. Disponível em: < http://portal.saude.gov.br>. Acesso em: 22 jan. 2012.

CALDEIRA, A. P.; AGUIAR, G. N.; MAGALHÃES, W. A.; FAGUNDES, G. Conhecimentos e práticas de promoção do aleitamento materno em Equipes de Saúde da Família em Montes Claros, Minas Gerais. Brasil. Caderno de Saúde Pública, v. 23, n. 8, p. 1965-1970, 2007.

ICHISATO, S. M. T.; SHIMO, A. K. K. Aleitamento materno e as crenças alimentares. Revista Latino – Americana Enfermagem, v. 9, n. 5, p. 70-76, set./out., 2001.

Ministério da Saúde. Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Secretaria de Atenção à saúde. [internet] Iniciativa Hospital Amigo da Criança 2010. [citado em 20 Set 2010]. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/relatorioihacatualizado.pdf.

MONTRONE, A. V. G. et al. Promoção da amamentação por crianças do ensino fundamental. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 13, n. 31, p. 449-459, 2009.

 

REBERTE, L. M.; HOGA, L. A. K. A experiência de pais participantes de um grupo de educação para saúde no pré-natal. Ciência y Enfermeria, Casilha, v. 16, n. 1, p. 105-114, 2010.

 

SILVA, A. L. A. C.; MUNARI, D. B.; LIMA, F. V.; SILVA, W. O. Ativi­dades grupais em saúde coletiva: características, possibilidades e limites. Revista de EnfermagemUERJ, v. 11, n. 1, p. 18-24, 2003.