Última alteração: 2016-01-20
Resumo
O estudo consiste em um relato de experiência que ocorreu em julho de 2014 vivenciado por acadêmicos de nutrição na criação de grupo estruturado de gestantes e/ou mães de crianças com até dois anos de idade, objetivando promover o incentivo ao aleitamento materno, tendo como proposta abordar a importância do aleitamento materno para mães que aguardavam pela consulta com a nutricionista na unidade de Estratégia de Saúde da Família do Amarante em São Gonçalo do Amarante - Natal.
As participantes envolvidas foram informadas sobre o encontro, sendo convidadas a participarem de uma atividade sobre o tema “Aleitamento materno”, com duração de 50 minutos. Foram orientadas a formular perguntas e questionamentos sobre o que era apresentado, assim como expor suas experiências e outras dúvidas pertinentes ao assunto. Durante o diálogo, foram utilizados como recursos didáticos: slides, dinâmicas e folders informativos a fim de promover o entendimento do público-alvo.Na realização da atividade educativa, utilizou-se o método participativo, o qual foi tido como o mais adequado a este tipo de atividade. A metodologia em questão propicia, ainda, a livre comunicação e o questionamento do assunto em discussão, de maneira a fixar melhor o seu aprendizado. Foram utilizadas as técnicas de dinâmica de grupo e demonstração prática de alguns cuidados como, por exemplo, o preparo das mamas antes da amamentação.Ficando acordado a presença desse mesmo grupo de participantes uma vez a cada mês para debates sobre diversos temas ligados a saúde da mãe e da criança.
Dessa forma, o incentivo ao aleitamento materno configura-se numa das principais ações de saúde, sendo perceptível a importância das atividades de educação em saúde envolvendo gestantes e familiares, tendo em vista que nos processos educativos para promoçãoda amamentação, o diálogo entre a lactante e o educador pode contribuir tanto para a desconstrução de mitos, quanto para agregar novos conhecimentos e atitudes positivas frente à amamentação, sendo de extrema importância os questionamentos e a explicação.
Assim, a experiência permitiuconhecimento para ambas às partes, proporcionando uma visão diferenciada sobre o processo de construção de uma assistência integral, digna e humanizada, além de propiciar relevante importância para a formação de profissionais de Nutrição, que detém de um cuidado em avaliar o paciente como um todo.Palavras-chave
Referências
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