Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
O CUIDADO DE ENFERMAGEM À FAMÍLIA DE CRIANÇA COM HIV/AIDS
Aylla Nauana Silva, Anne Karoline Candido Araújo, Bárbara Coeli Oliveira da Silva, Richardson Augusto Rosendo da Silva, Marcela Paulino Moreira da Silva, Bertha Cruz Enders

Última alteração: 2016-01-20

Resumo


Introdução: No Brasil, os dados epidemiológicos revelam a estimativa de 718 mil indivíduos com vírus da Imunodeficiência Humana, mas apenas 80% da população possui o diagnóstico definido. O desenvolvimento da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida na criança pode promover sérios danos à estrutura familiar e a família apresenta-se como sua principal fonte de cuidado, contribuindo para seu bem-estar. Objetivo: identificar na literatura estudos que retratem o cuidado de enfermagem à família de criança com vírus da imunodeficiência humana/Síndrome da imunodeficiência adquirida. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados: CINAHL, MEDLINE/PubMed, BDENF, LILACS, Scopus e Web Of Science no mês de junho 2015. Resultados: A amostra foi de 7 publicações das quais, 3(43%) encontravam-se indexados na Web of Science, 3 (43%) Base de Dados de Enfermagem e 1 (14%) National Library of Medicine National Institutes of Health. Os artigos foram classificados em duas categorias: cuidado familiar à criança com vírus da imunodeficiência humana/Síndrome da imunodeficiência adquirida, a qual retrata a responsabilidade da família a criança como membro em todo o processo do cuidado. A segunda refere-se às intervenções de enfermagem à família onde o enfermeiro possui um papel essencial para adesão ao tratamento, atuando como ponte entre cuidadores, crianças e a equipe de saúde. Conclusão: os cuidados de enfermagem descritos se restringem a terapia antirretroviral, com os cuidados na administração das medicações, os efeitos adversos das medicações e a criteriosidade na administração dessas drogas, o que torna a assistência de enfermagem fragilizada.

Palavras-chave


Enfermagem; Criança; HIV;Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e Família.

Referências


Referências: ABDO, F.et al. Qualidade de vida em crianças infectadas pelo HIV/ AIDS. Boletim Academia Paulista de Psicologia. v. 33, p. 30-40. São Paulo, Brasil, 2013; BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites virais. O que é AIDS. Brasília; KUYAVA, J.et al. Crianças que vivem com AIDS e suas experiências com o uso de antirretrovirais. Revista Gaúcha de Enfermagem. v.33, n.3, p. 58-64, 2012.