Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
OBSERVATÓRIO DE SAÚDE MENTAL DO NESC: UM NOVO ESPAÇO DE DEBATE NO CAMPO DA SAÚDE MENTAL
Isabelle OLIVEIRA, Ulicelia AZEVEDO, Maurício MACEDO, Isa Hetzel de Macedo, Yuri BEZERRA

Última alteração: 2015-10-26

Resumo


DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: No campo da Saúde Mental existe um processo constante de enfrentamento material da realidade que vai criando novos desafios técnicos, teóricos, políticos, administrativos e sócio relacionais. A interdisciplinaridade deve ser entendida como “a prática feita por vários como incidência de uma disciplina sobre a outra, a partir do furo de qualquer saber”, sendo assim totalmente aplicável ao campo da saúde mental, onde diversos atores podem estar inseridos contribuindo com seus conhecimentos acadêmicos e profissionais.  Assim, o Observatório de Saúde Mental (OBSAM), criado através do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da UFRN, representa um espaço privilegiado para a efetivação da integração interdisciplinar no campo da saúde mental. O OBSAM foi criado no ano de 2013, estando vinculado ao Centro de Ciências da Saúde da UFRN e localizado atualmente no Departamento de Saúde Coletiva, sendo coordenado pelo professor Dr. Maurício Roberto Campelo de Macedo. RESULTADOS ALCANÇADOS REPERCUSSÕES DA EXPERIÊNCIA: Diversas atividades são desenvolvidas no âmbito do Observatório de Saúde Mental, envolvendo docentes e discentes na construção coletiva de um conhecimento mais efetivo e ativo no campo da saúde mental. São realizadas reuniões semanais, rodas de leitura e discussão de artigos científicos da área, partilha de experiências, cursos de formação, participação e promoção de eventos que envolvam o tema da saúde mental, entre outros. A criação do Observatório de Saúde Mental surge da iniciativa de professores que, diante do imperativo social de difusão dos conhecimentos no campo da Saúde Mental, decidem criar um espaço, dentro da UFRN, voltado ao estudo, desenvolvimento de pesquisas e de formação docente e discente nesse campo. Assim, surge um espaço físico e científico capaz de ampliar os debates e a formação acadêmico-científica nessa área de conhecimento. Dessa maneira, o observatório caracteriza-se como sendo uma grande ferramenta no aperfeiçoamento do modelo de atenção à saúde do SUS que inclui a dimensão da Saúde Mental, buscando o aprimoramento da formação dos futuros profissionais desta área, discentes da área da saúde, considerando a integralidade, interdisciplinaridades e o conceito ampliado de saúde.


Palavras-chave


Saúde Mental; ensino-pesquisa; interdisciplinaridade.

Referências


GUERRA, AMC. Oficinas em saúde mental: costuras entre o real, simbólico e imaginário. Rev. Assoc. Psicanal. Porto Alegre, Porto Alegre, n.41-42, p. 86-100, jul./jun. 2012.

CARVALHO, FB. Queiroz, MS.  Saúde mental, interdisciplinaridade e um serviço de saúde. X Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e VI Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba. 2006

CASTRO, MG. ARAUÚJO, EMD. PARENTE, JRF.  Atuação interdisciplinar da psicologia na atenção à saúde mental na estratégia saúde da família. Anais do V Encontro de Pesquisa e Extensão da Faculdade Luciano Feijão. Sobral-CE, novembro de 2012.