Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
PROMOÇÃO DO CUIDADO INTEGRAL NO PRÉ-NATAL: ENFOQUE MULTIPROFISSIONAL NO ATENDIMENTO AS GESTANTES ACOMPANHADAS EM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE
Cecilya Mayara Lins Batista, Cilânea dos Santos Costa, Danielle Cristina Gomes, Jéssica Barros Rangel, Micarla Priscila Silva Dantas, Rayane Santos Lucena, Amanda de Conceição Leão Mendes

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


O Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB) está inserido na Região do Trairi no estado do Rio Grande do Norte, sendo considerado referência no atendimento materno-infantil e no desenvolvimento de diversos projetos de extensão que são realizados pela equipe da Residência Multiprofissional em Assistência Materno Infantil. Dentre eles, o intitulado “Mãe Cidadã” que é direcionado à gestante que faz acompanhamento na rede de atenção primária e no pré-natal de alto risco no município de Santa Cruz/RN. O intuito do projeto é orientar as gestantes de uma forma lúdica e educativa sobre temas que envolvem o período gestacional, assim como triar aquela gestante que requer um cuidado mais especializado para a consulta multiprofissional com a equipe. Dessa forma, objetiva-se apresentar a experiência da consulta multiprofissional, realizada pela equipe de profissionais da residência no referido projeto. A consulta consiste no atendimento interdisciplinar com a equipe, composta por profissionais de Serviço Social, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, e a gestante, que é selecionada, após a realização de uma atividade educativa, de acordo com as demandas de saúde e características biopsicossociais que apresenta. Para realização do atendimento utiliza-se um formulário semi-estruturado abordando temas das diversas áreas. Observou-se que a realização da consulta multiprofissional tem contribuído para as gestantes, disponibilizando a garantia ao acompanhamento nos diversos períodos da gravidez, possibilitando encaminhamentos a realização de exames, e aos ambulatórios das especialidades do HUAB. Concorda-se que tem sido um grande potencial para o processo de ensino-aprendizagem dos residentes, tendo em vista que favorece e fortalece a atuação interdisciplinar, dessa forma, promovendo o cuidado integral a gestante no pré-natal. Por fim, para o hospital possibilita a efetivação da prestação do atendimento de qualidade, tornando-se um diferencial para o serviço no que concerne a atenção a saúde materna de qualidade e humanizada da região. Diante do exposto, percebe-se que a consulta multiprofissional tem potencializado a atuação da equipe na promoção do cuidado integral à gestante no pré-natal.


Palavras-chave


Gestante; Assistência Integral à Saúde; Equipe Interdisciplinar de Saúde

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Acolhimento nas práticas de produção de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. – 2. ed. 5. reimp. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010. 44 p. : il. color. – (Série B. Textos Básicos de Saúde)

______. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Assistência de média e alta complexidade no SUS. Brasília: CONASS, 2007a.

Bortoletti, F. F. Et al. Psicologia na prática obstétrica: abordagem interdisciplinar. Barueri, SP: Manole; 2007.