Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
VISITA MULTIDISCIPLINAR: contribuição para residentes e profissionais da unidade de terapia intensiva
Ana Elza Oliveira de Mendonça, Amanda Karla de Paiva Machado, Débora Lenise Félix, Michelle Patricia Trajano, Jessicleide Dantas Fernandes, Karolina de Moura Manso da Rocha, Laísla Alves Moura, Priscila Lopes Araújo

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


Objetivou-se no presente estudo descrever a visita clínica multidisciplinar numa unidade de terapia intensiva e sua contribuição para os profissionais da equipe de saúde. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, desenvolvido de junho a agosto de 2015 na unidade de terapia intensiva geral de um hospital de grande porte, a partir das visitas clínicas da equipe multidisciplinar e dos residentes do programa de residência multiprofissional em terapia intensiva, que vivenciavam diariamente a visita clínica composta por dois momentos: primeiro se procedia a apresentação e posteriormente a discussão coletiva dos casos clínicos. A visita multidisciplinar sob a coordenação do infectologista e diarista da unidade, se iniciava com a apresentação dos pacientes (diagnósticos, dias de internação, evolução) e a seguir todos os profissionais em círculo complementavam e forneciam informações adicionais segundo suas avaliações e de acordo com os conhecimentos específicos de cada área (estado nutricional, psicológico, reações e respostas ao tratamento). O acompanhamento da visita clínica pelos profissionais e estudantes possibilitava a construção de conhecimentos de forma coletiva, respeitando e valorizando os saberes de cada profissão. Pois, as discussões multiprofissionais referentes às hipóteses diagnósticas embasadas no raciocínio clínico a partir das informações obtidas no histórico do paciente e na análise dos achados laboratoriais e de imagem, fortaleciam vínculos de confiança mútua e estimulavam o amadurecimento profissional da equipe. Assim, concluiu-se que a visita clínica multidisciplinar oportunizou a reflexão sobre a complexidade que envolve o cuidado ao paciente crítico, e ainda, possibilitou aos residentes e profissionais vivenciar no ambiente de terapia intensiva um momento importante de aprendizagem coletiva, no qual todos podiam avaliar as condutas instituídas pelos membros da equipe e a sua contribuição para evolução e melhoria clínica dos pacientes, contribuindo e possibilitando o empoderamento dos profissionais de saúde envolvidos nessa atividade.

Palavras-chave


Equipe de assistência ao paciente; Unidade de terapia intensiva; Equipe de saúde.

Referências


PRADO, Marta Lenise do et al. Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 172-177, 2012. Disponível em:  < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000100023&lng=en&nrm=iso >. Acesso em: 17  Ago.  2015.

 

Kim, Michele M et al. The effect of multidisciplinary care teams on intensive care unit mortality. Arch Intern Med. v. 170, n. 4, p. 369-76, 2010. Available from: < http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4151479/ >. Acess on 22 Jun. 2015.