Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
RECICLANDO LIXO E PROMOVENDO SAÚDE, SAÚDE E CIDADANIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
ANA KLARA OLIVEIRA LAURENTINO, José Jailson de Almeida Júnior, Rebekka Fernandes Dantas, Gabriella Dayane de Souza, Marlene Pereira da Silva, Ana Karolina Oliveira Laurentino

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


Descrição da Experiência: A disciplina de Saúde e Cidadania corresponde a um contexto de importância ampla pela formação em saúde na perspectiva de construir profissionais habilitados a vivências integrativas para constituição de saberes. O objetivo desse estudo é relacionar as reflexões de problemáticas da comunidade e de indivíduos para que se possam encontrar soluções a partir de intervenções.

Repercussões da Experiência: A intervenção iniciou no período 2015.1 no bairro DNER do município de Santa Cruz RN. Com cerca de oito acadêmicos dos cursos da FACISA, junto a monitores e professores fizemos visitas para conhecer o bairro e mostramos às problemáticas encontradas a comunidade na UBS. O público alvo foram crianças, por estarem iniciando o conhecimento sobre a educação saudável. Escolhendo como causa principal o lixo e a coleta seletiva, a intervenção ocorreu em dois momentos de forma lúdica e dinâmica na escola pública.

1ª Etapa: Alunos entre 3 a 5 anos da educação infantil. Cada discente representou as lixeiras da coleta seletiva nas suas respectivas cores. Foi utilizado cartaz de isopor, contendo figuras ilustrativas dos materiais recicláveis e os depósitos, desta forma foram escolhidas cinco crianças para fazer a ligação correta.

2ª Etapa: Com alunos do 1° e 2° ano do nível fundamental. Foram utilizados balões contendo figuras de objetos a serem reciclados. Cinco crianças encheram os balões e após estoura-los, verificaram qual a cor da lixeira representada pelas alunas às figuras dos objetos correspondiam.

Resultados Alcançados: Acreditamos que o objetivo de proporcionar reflexão, diminuir problemáticas e conscientizar as crianças a respeito da importância da coleta e reciclagem foram satisfatórios. Observamos que houve ausência de estratégia em caso de situações imprevistas, como a organização de recursos mais práticos com as crianças da educação infantil, visto que nossa intervenção teve teor avaliativo.

Considerações Finais: A disciplina nos proporcionou conviver com realidades diversas, absorver experiências e ter o primeiro contato situacional com a comunidade e o serviço de saúde, sendo possível praticar as experiências acadêmicas e refletir sobre a realidade das comunidades, servindo de alguma forma nas transformações sociais, visando melhorias na saúde da população. É de extrema importância uma continuidade nas ações realizadas, sem deixar de adicionar novos olhares aquela realidade.

 


Palavras-chave


Saúde; Cidadania; Educação.