Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
ASSISTÊNCIA HOLÍSTICA AO ADOLESCENTE COM OBESIDADE
Anne Karoline Candido Araújo, Bertha Cruz Enders, Rejane Maria Menezes, Marcela Paulino Moreira da Silva, Aylla Nauana Silva, Maria Isabelly Souza Silva

Última alteração: 2016-01-20

Resumo


Introdução: A obesidade é uma doença crônica de origem multifatorial, segundo a OMS é definida como o acúmulo de gordura em excesso ou anormal prejudicial à saúde. Sobre este assunto, a obesidade juvenil destaca-se em todo o mundo. O sistema de saúde no Brasil e suas ações para minimização da obesidade estendem-se a intervenções pontuais, as quais devem ser evitadas, e constitui-se de visões sistêmicas, compreendendo o sujeito como parte de um sistema social, tomando por base os princípios do Holismo, defendido por Fritjot Capra. Objetivo: Analisar a assistência à saúde de adolescentes com obesidade ressaltando o pensamento holístico. Método: Trata-se de um ensaio teórico-filosófico. Resultados: A reflexão foi organizada em três eixos: primeiramente, realiza-se um resgate de como a assistência a saúde era realizada antes da pós-modernidade; segundo, apresenta-se a relação existente entre a assistência a saúde direcionada aos adolescentes com obesidade, norteada pelos princípios do Holismo; por último, ressaltam-se os desafios e limitações para adequação da assistência na perspectiva holística. Conclusão: Vê-se a necessidade de evidenciar quais os entraves que impedem a implementação da assistência holística ao adolescente com obesidade para a mudança da assistência a saúde atual mediada por princípios do Positivismo.


Palavras-chave


Assistência à saúde; Obesidade; Holismo

Referências


LAVRADOR, MSF; ABBES, PT et al. Riscos cardiovasculares em adolescentes com diferentes graus de obesidade. Arq. Bras. Cardiol. 2011; 96(3): 205-211. BONIFÁCIO, BS , et al. Prevalência de sobrepeso e obesidade em adolescentes da zona sul de São Paulo –SP. Educação Física em Revista [on line]. 2014 ; [citado 2015 jul 14]; 8(1): 54-59.CAPRA, F. O ponto de Mutação. Tradução de Álvaro Cabral.