Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
Discutindo a temática do abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes na Escola Municipal Senador Duarte Filho em Mossoró-RN.
Zenira Maria de Sales, Zenira Maria Sales

Última alteração: 2016-01-20

Resumo


O presente texto objetiva apresentar resultados da oficina sobre a temática do abuso e exploração sexual contra a criança e adolescentes na perspectiva da intersetorialidade com programa saúde na Escola, realizada na Escola Municipal Duarte filho no conjunto Walfredo Gurgel no município de Mossoró/RN..A Oficina de sensibilização com alunos (meninas e meninos) da escola acerca da importância do dia 18 de maio, dia nacional de combate ao abuso e a exploração sexual em crianças e adolescentes, possibilita a compreensão da problemática, composta por grupos divididos aleatoriamente em 03 grupos, cada grupo com um coordenador e um relator, onde foi entregue uma tarjeta com um tema para cada grupo. A discussão da temática ocorreu no dia 18 de maio data do combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescente. A oficina teve duração de 4 horas e contou com a participação de 30 alunos, incluindo meninas e meninos das  turmas de Sala de aula da referida Escola. A metodologia: Dinâmica de apresentação,os participantes se apresentaram, dizendo o nome e a turma a qual pertence, onde Cada participante falou de sua expectativa em relação à oficina. O Primeiro grupo: O Abuso e Exploração Sexual, foi relatado pelos alunos que eram homens que usava as crianças e adolescentes, aliciavam oferecendo objetos, celulares, roupas e que muitas vezes são as próprias famílias que acomete.. O Segundo Grupo: As Formas de Violência Sexual, foi elencada pelo grupo as mais variadas tais como: violência física, psicológica,negligencia,evidenciando a maioria a violência física, relação sexual indesejada, forçada. O Terceiro Grupo: O significado da data 18 de Maio um dia de luta e combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes é em homenagem a criança Aracelli que foi brutalmente violenta e estuprada chegando a óbito. O grupo expressou que para prevenir é denunciar as situações e notificar os casos encontrados, percebe-se que a oficina foi imprescindível, possibilitou aos alunos uma melhor compreensão da realidade das crianças e adolescentes que vivem em situação de violência.

Palavras-chave


abuso e exploração sexual, crianças e adolescentes, escola

Referências


ODALIA, Nilo. O que é violência. 6. ed. São Paulo: Brasiliense, 2004.

SAFFIOTI, Heileieth. A síndrome do pequeno poder. In: AZEVEDO, Maria Amélia; GUERRA, Viviane Nogueira de Azevedo. Crianças Vitimizadas: a síndrome do pequeno poder. 2. ed. São Paulo: Iglu, 2007.

STOLTZ, Tania. WALGER, Américo Agostinho Rodrigues. Violência contra crianças: exploração e abuso sexual. In: Por uma escola que protege: a educação e o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. SILVA, P. V. B. LOPES, J. E. CARVALHO, Ariene. Editora UEPG; Curitiba, 2008.