Última alteração: 2015-10-26
Resumo
INTRODUÇÃO: Com o envelhecimento populacional, surgem prioridades, dentre elas à saúde. As instituições formadoras devem se envolver na binômia: educação/saúde e protagonismo social dos sujeitos. Os egressos de Odontologia das Universidades Federal e do Estado do Rio Grande do Norte (RN), e Potiguar, trazem o questionamento frente a sua formação na perspectiva da atenção à terceira idade. OBJETIVOS: Obter e analisar informações sobre a formação profissional em odontologia no RN e a perspectiva da atenção à pessoa idosa, a partir dos egressos. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo quantitativo, que utiliza como instrumento de construção e coleta de dados, o questionário semiestruturado, analisado mediante o auxílio do Software SPSS17. Os sujeitos do estudo foram os egressos das referidas Universidades de odontologia do período letivo de 2011.2. O Estudo foi submetido ao comitê de ética do Hospital Universitário Onofre Lopes, aprovado com protocolo CEP/HUOL: 443/10. RESULTADOS: A partir das análises dos questionários, o relato dos estudantes foram: a existência de formação generalista, reflexão científica, transformação social pelos princípios humanísticos; o mercado de trabalho busca um profissional de amplo conhecimento, com formação para a saúde pública e com aprofundamento na temática da terceira idade; a sociedade e o SUS como prioridade, considera as necessidades de pacientes especiais, nos aspectos de saúde bucal; a sociedade brasileira esta envelhecendo, devido à melhoria na qualidade de vida e a evolução da medicina; a formação necessita dar maior ênfase aos idosos, pois o processo ainda se mostra falho. CONCLUSÕES/CONSIDERAÇÕES: Almeja-se uma formação que reflita o social e não apenas o tecnicismo. Com a inserção de Conteúdos de Atenção a Saúde do Idoso, voltados às produções sociais e científicas. Exercitar o elo entre as Universidades, conselhos de saúde, entidades odontológicas e segmentos da sociedade. Este estudo visa ser mobilizador para o ser humano, ser fonte da formação e não se esgotar, somar na busca de saberes para o ensino superior em odontologia do País.
Palavras-chave
Referências
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