Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM ODONTOLOGIA E A PERSPECTIVA DA ATENÇÃO À PESSOA IDOSA
Jônia Cybele Santos Lima, Antônio Medeiros Junior, Cláudia Christianne Barros de Melo Medei, Mônica Karina Santos Reis, Cecília Isabel dos Santos, jane Suely Melo nobrega, Flavia Christiane de Azevedo machado, Glauber Victor Cabral de Morais

Última alteração: 2015-10-26

Resumo


INTRODUÇÃO: Com o envelhecimento populacional, surgem prioridades, dentre elas à saúde. As instituições formadoras devem se envolver na binômia: educação/saúde e protagonismo social dos sujeitos. Os egressos de Odontologia das Universidades Federal e do Estado do Rio Grande do Norte (RN), e Potiguar, trazem o questionamento frente a sua formação na perspectiva da atenção à terceira idade. OBJETIVOS: Obter e analisar informações sobre a formação profissional em odontologia no RN e a perspectiva da atenção à pessoa idosa, a partir dos egressos. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo quantitativo, que utiliza como instrumento de construção e coleta de dados, o questionário semiestruturado, analisado mediante o auxílio do Software SPSS17. Os sujeitos do estudo foram os egressos das referidas Universidades de odontologia do período letivo de 2011.2. O Estudo foi submetido ao comitê de ética do Hospital Universitário Onofre Lopes, aprovado com protocolo CEP/HUOL: 443/10. RESULTADOS: A partir das análises  dos questionários, o relato dos estudantes foram: a existência de formação generalista, reflexão científica, transformação social pelos princípios humanísticos; o mercado de trabalho busca um profissional de amplo conhecimento, com formação para a saúde pública e com aprofundamento na temática  da terceira idade; a  sociedade e o SUS como prioridade, considera as necessidades de pacientes especiais, nos aspectos de saúde bucal; a sociedade brasileira esta envelhecendo, devido à melhoria na qualidade de vida e a evolução da medicina; a formação necessita dar maior ênfase aos idosos, pois  o processo ainda se mostra falho. CONCLUSÕES/CONSIDERAÇÕES: Almeja-se uma formação que reflita o social e não apenas o tecnicismo. Com a inserção de Conteúdos de Atenção a Saúde do Idoso, voltados às produções sociais e científicas.  Exercitar o elo entre as Universidades, conselhos de saúde, entidades odontológicas e segmentos da sociedade. Este estudo visa ser mobilizador para o ser humano, ser fonte da formação e não se esgotar, somar na busca de saberes para o ensino superior em odontologia do País.

 


Palavras-chave


Formação Profissional;Odontologia;Pessoa Idosa.

Referências


Alberto JLM,  Balzan NC. Avaliação de projeto político-pedagógico pelos funcionários: espaços e representatividade. Avaliação [online]. 2008; 13(3): 745-776.

Almeida MD, organizadora. Projeto político-pedagógico. Natal: Ed. UFRN; 2004. (Coleção Pedagógica)

Araújo IC, Araújo MVA, Almeida DS, Macêdo LS. Atenção integral em saúde ao idoso: uma realidade brasileira? [serial on line] [capturado 2010 maio 13] 2007. Disponível em: http://www.odontologia.com.br/artigos.asp?id=704.

Batista N, Batista SH, Goldenberg P, Seiffert O, Sonzogno MC. O enfoque problematizador na formação de profissionais da saúde. Rev Saúde Pública [online] 2005; 39(2): 231-237.

Benedetti TRB, Mello ALSF, Gonçalves LHT. Idosos de Florianópolis: autopercepção das condições de saúde bucal e utilização de serviços odontológicos. Ciênc Saúde coletiva 2007; 12(6): 1683-1690.

Botazzo C. Saúde bucal e cidadania: transitando entre a teoria e a prática. In: Pereira AC. Odontologia em saúde coletiva: planejando ações e promovendo saúde. São Paulo: Artmed; 2003. p. 17-27.

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação (CNE). Parecer nº 776, de 03 de dezembro de 1997. Orientação para as diretrizes curriculares dos cursos de graduação. Brasília: MEC; 1997.

Brasil. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Ministério da Educação; 1996.

Brasil. Ministério da Saúde. Diretrizes da política nacional de saúde bucal. Ministério da Saúde: Brasília; 2004.

Brasil. Ministério da Saúde. Documentos preparatórios para 3ª conferência nacional de gestão do trabalho e da educação na saúde: trabalhadores da saúde e saúde de todos os brasileiros: práticas de trabalho, gestão, formação e participação. 2ª. ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2005.

Brasil. Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão. IBGE. Projeção da população do Brasil por sexo e idade 1980-2050: revisão 2008. Rio de Janeiro: IBGE; 2008. 94p. (Estudos e pesquisas estão subdivididos em: Informação Demográfica e Socioeconômica, Informação Econômica, Informação Geográfica e Documentação Disseminação de Informação; 24). Disponível em : http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/projecao_da_populacao/metodologia.pdf

Brasil. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Perfil dos idosos responsáveis pelos domicílios no Brasil 2000. Rio de Janeiro: IBGE; 2002. (Estudos e Pesquisas Informação Demográfica e Socioeconômica, n. 9)

Brasil. Presidência da República. Casa Civil. Lei 8.842, de 4 de Janeiro de 1994. Dispõe sobre a política nacional do idoso, cria o conselho nacional do idoso e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 5 jan. 1994.

Brunetti RF, Montenegro FLB. Odontogeriatria: noções de interesse clínico. São Paulo: Artes Médicas; 2002