Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
Vivências de graduandos de enfermagem e medicina em um serviço de atendimento pré-hospitalar móvel.
Cijara Leonice Leonice de Freitas, Adson José Martins Vale, Alyne Alves Sobrinho, Amanda Samara Davi de Lima, Maria Emanuela Matos Leonardo, Maiara Daniele Da Silva Emiliano

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


DESCRIÇÃO DE EXPERIÊNCIA: No intuito de fortalecer o conhecimentos dos discentes de enfermagem e medicina no campo da urgência e emergência, o projeto “Atividade de formação interprofissional em urgência pré-hospitalar” desenvolvido pelo programa de Mestrado Profissional em Ensino de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, proporcionou aos graduandos do último ano dos cursos de enfermagem e medicina, a realização de atividades teórico-práticas em um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). As atividades ocorreram no SAMU da cidade de Natal-RN, com duração de 6 meses e foi composto por 3 etapas, na primeira etapa, houve a aplicação de uma prova composta de 20 questões de múltipla escolha, em seguida foram ministradas aulas por médicos e enfermeiros, todos atuantes no SAMU, que abordaram os temas Suporte Básico e Avançado de Vida, transporte seguro em urgências clínicas, traumáticas, gineco-obstétricas, pediátricas e psiquiátricas. Na segunda etapa, foram realizadas as atividades práticas em ambulância e na regulação médica que totalizaram 60 horas de estágio supervisionado e houve um novo teste com 20 questões de múltipla escolha. Na terceira e última etapa, os estudantes formaram duplas, as quais eram compostas por estudantes de medicina e de enfermagem, para participar do Objective Structured Clinical Evaluation (OSCE) estruturado com seis estações, direcionadas para o atendimento pré-hospitalar. RESULTADOS ALCANÇADOS: Durante a participação no projeto, os discentes conheceram o SAMU, um atendimento diferenciado do ambiente hospitalar, além de desenvolver, de forma prática, o trabalho em equipe e evidenciarem a relevância da integração entre médicos e enfermeiros. Concomitante a todo o processo, foi possível aprimorar o raciocínio crítico-reflexivo no contexto da urgência e emergência, fazendo com que o discente desenvolvesse a capacidade de avaliar sua atuação profissional no trabalho em equipe. REPERCUSSÕES DA EXPERIÊNCIA: A experiência repercutiu positivamente para os discentes, a vivencia prática da teoria estudada favoreceu para obtenção de um conhecimento mais sólido, além de uma nova visão sobre o atendimento pré-hospitalar. Ademais, favoreceu para fortalecer a relevância do trabalho em equipe no desenvolvimento de um atendimento de qualidade.


Palavras-chave


: Serviços Médicos de Urgência; Enfermagem; Educação; Medicina

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Samu 192 e a política nacional de atenção às urgências. Disponível em: . Acesso em: 11 jun. 2011.

FERNANDES, L.G.G, PEREIRA, C.D.F.D, RIBEIRO, J.L.S, et al.Atuação da equipe de Enfermagem em um Serviço de Atendimento Pré-hospitalar Móvel: Experiência de Graduandas.Rev enferm UFPE on line. Feb;6(2):469-73, 2012.

THOMAZ, R.R, LIMA, F.V. Atuação do Enfermeiro no Atendimento Pré-Hospitalar na cidade de São Paulo. Acta Paul Enf [Internet]. 2000 set/dez [citado 2011 jul 23];13(3):59-65. Disponível em: http://www.unifesp.br/denf/acta/2000/13_3 /pdf/art7.pdf.