Última alteração: 2015-10-30
Resumo
DESCRIÇÃO DE EXPERIÊNCIA: No intuito de fortalecer o conhecimentos dos discentes de enfermagem e medicina no campo da urgência e emergência, o projeto “Atividade de formação interprofissional em urgência pré-hospitalar” desenvolvido pelo programa de Mestrado Profissional em Ensino de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, proporcionou aos graduandos do último ano dos cursos de enfermagem e medicina, a realização de atividades teórico-práticas em um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). As atividades ocorreram no SAMU da cidade de Natal-RN, com duração de 6 meses e foi composto por 3 etapas, na primeira etapa, houve a aplicação de uma prova composta de 20 questões de múltipla escolha, em seguida foram ministradas aulas por médicos e enfermeiros, todos atuantes no SAMU, que abordaram os temas Suporte Básico e Avançado de Vida, transporte seguro em urgências clínicas, traumáticas, gineco-obstétricas, pediátricas e psiquiátricas. Na segunda etapa, foram realizadas as atividades práticas em ambulância e na regulação médica que totalizaram 60 horas de estágio supervisionado e houve um novo teste com 20 questões de múltipla escolha. Na terceira e última etapa, os estudantes formaram duplas, as quais eram compostas por estudantes de medicina e de enfermagem, para participar do Objective Structured Clinical Evaluation (OSCE) estruturado com seis estações, direcionadas para o atendimento pré-hospitalar. RESULTADOS ALCANÇADOS: Durante a participação no projeto, os discentes conheceram o SAMU, um atendimento diferenciado do ambiente hospitalar, além de desenvolver, de forma prática, o trabalho em equipe e evidenciarem a relevância da integração entre médicos e enfermeiros. Concomitante a todo o processo, foi possível aprimorar o raciocínio crítico-reflexivo no contexto da urgência e emergência, fazendo com que o discente desenvolvesse a capacidade de avaliar sua atuação profissional no trabalho em equipe. REPERCUSSÕES DA EXPERIÊNCIA: A experiência repercutiu positivamente para os discentes, a vivencia prática da teoria estudada favoreceu para obtenção de um conhecimento mais sólido, além de uma nova visão sobre o atendimento pré-hospitalar. Ademais, favoreceu para fortalecer a relevância do trabalho em equipe no desenvolvimento de um atendimento de qualidade.
Palavras-chave
Referências
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