Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAÚDE MENTAL (NATAL/RN)
Jônia Cybele Santos Lima, Jane Suely de Melo Nóbrega, Rossana Mota Costa, Aldenísia Albuquerque Barbosa, Edlenira Cavalcanti Santos, Silvia Marcia dos Anjos Oliveira, Juliana Cynara Santos Lima

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


Descrição da Experiência: Formação Profissional vinculada ao Projeto “Caminhos do Cuidado”, realizado de março a dezembro de 2014, direcionado aos Agentes Comunitários de Saúde, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, da Estratégia de Saúde da Família (ESF) em Natal/RN.Para aprimorar a formação dos Agentes Comunitários de Saúde, Auxiliar/ Técnico de Enfermagem, na área de saúde mental, com ênfase no crack, álcool e outras drogas; apresentar  a temática da redução de danos, visando uma maior qualificação, diante da atenção aos usuários e seus familiares.Com carga horária de 60h por turma, sendo 40h presenciais e 20h de dispersão. Foram realizados três eixos temáticos: Eixo 1: Conhecendo os Territórios, as Redes de Atenção, os Conceitos, Políticas e as Práticas de Cuidado em Saúde Mental. O Eixo 2: Caixa de Ferramentas dos Profissionais na Atenção Básica e O Eixo 3:Eixo Transversal que abordou a Reforma Psiquiátrica, a Redução de Danos e a Integralidade do cuidado. RESULTADOS ALCANÇADOS: Interação ampliada do processo de trabalho realizado na prática cotidiana dos serviços; maior apropriação dos profissionais em relação aos seus territórios de atuação e o processo da reforma psiquiátrica, a partir da política de saúde mental; qualificação  frente as demandas  dos  usuários  relacionadas  aos cuidados em saúde mental e ao uso de crack, álcool e outras drogas. REPERCUSSÕES DAS EXPERIÊNCIAS:  Grande parte dos alunos relatou dificuldades em realizar as atividades de dispersão, principalmente as que precisavam do trabalho em equipe, julgaram que a formação nessa temática, deveria ser estendida aos demais membros da equipe da ESF, o que poderia gerar uma maior cooperação diante das atividades realizadas. A experiência com o curso suscitou a criação de grupos em algumas equipes de ESF em Natal/RN, a partir da parceria com o Centro de Atenção Psicossocial Social-Álcool e Drogas (CAPS-AD). CONCLUSÕES: Foi suscitada potencialização das ações nos territórios de atuação; Novo desafio aos profissionais: vivenciar a Política de Saúde Mental; mudar o olhar e a escuta, a partir da Reforma Psiquiátrica, buscando uma atenção integral aos usuários de álcool e outras drogas na Atenção Básica, na perspectiva do cuidado em rede.

Palavras-chave


Formação profissional; Saúde Mental; Redução de Danos; Atenção Básica; Redes de Atenção a Saúde.

Referências


 

Caminhos do Cuidado: caderno do aluno / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde; Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde; Grupo Hospitalar Conceição, Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde - Escola GHC. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 132 p. : il. Formação em saúde mental (crack, álcool e outras drogas) para agentes comunitários de saúde e auxiliares/técnicos em enfermagem da Atenção Básica.

Carneiro ACLL, Souza V, Godinho LK, Faria ICM, Silva KL, Gazzinelli MF. Educação para a promoção
da saúde no contexto da atenção primária. Rev Panam Salud Publica. 2012;31(2):115–20.

 

Mendes EV.As redes de atenção à saúde.Ciência & Saúde Coletiva, 15(5):2297-2305, 2010.