Última alteração: 2016-01-20
Resumo
DESCRIÇÃO: Os primeiros socorros podem ser imprescindíveis na preservação da vida, na minimização das sequelas, e em alguns casos específicos, na diminuição de risco a população; sendo, portanto, necessário a inclusão da comunidade neste contexto, que uma vez orientados, poderão tomar as devidas atitudes ou ainda se eximir de outras que poderiam agravar ou colocá-los em situações de risco. Tendo como objetivo desenvolver multiplicadores dos métodos e condutas relacionadas aos primeiros socorros a fim de favorecer a preservação/manutenção da vida dos envolvidos direta e indiretamente em acidentes. Este resumo trata-se de um relato de experiência, baseado nas ações desenvolvidas nas escolas públicas, através do projeto de extensão intitulado: Promovendo a Saúde nas Escolas de Forma Lúdica: Construindo com Crianças e Adolescentes Saberes e Práticas de Primeiros Socorros, realizado entre agosto e novembro de 2014, na cidade de Santa Cruz/RN; com público alvo: crianças e adolescentes em atividades escolares. Os materiais utilizados foram: manequins (práticas de primeiros socorros), brindes (imã para geladeira constando os passo a passo necessários para situações de urgência/emergência), slides (imagens e vídeos); as abordagens eram feitas com palestra dialogada, linguagem acessível aos ouvintes e contextualização com suas realidades. RESULTADOS ALCANÇADOS: Tema atual na academia é a necessidade das trocas de conhecimentos, correlacionando o conhecimento popular com o científico, contudo, neste campo, as informações ou práticas relatadas não agregavam, mas, pioravam os quadros existentes; no entanto, foi muito gratificante as interações, os despertares causados e/ou descobertos através de nossas intervenções, o ver crescer enquanto crescemos. REPERCUSSÕES: A formação de multiplicadores é um processo de longo prazo, englobando inclusão e capacitação da população; visando habilitá-los para quando em situações de urgência e emergência, souber quando, como e de forma ágil ligar para 192, identificar uma parada-cardiorrespiratória e iniciar as compressões cardíacas e/ou evitar exposição a acidentes preveníveis; já que há casos de quanto mais tardio o atendimento, menores serão chances do paciente, bem como, ocorre de o não fazer nada, ser essencial. Contudo, as ações deste projeto contribuem no desenvolvimento pessoal e profissional dos discentes envolvidos, uma vez que promove conhecimento teórico e prático, trabalho em equipe e vivência extramuros.