Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

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RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AÇÕES EDUCATIVAS VOLTADAS PARA OS PRIMEIROS SOCORROS
Katarina Márcia Rodrigues dos Santos, Tássia Virgínia dos Santos Silva, José Jailson Almeida Júnior, Osvaldo de Goes Bay Junior, Anne Christine Damasio

Última alteração: 2016-01-20

Resumo


DESCRIÇÃO: Os primeiros socorros podem ser imprescindíveis na preservação da vida, na minimização das sequelas, e em alguns casos específicos, na diminuição de risco a população; sendo, portanto, necessário a inclusão da comunidade neste contexto, que uma vez orientados, poderão tomar as devidas atitudes ou ainda se eximir de outras que poderiam agravar ou colocá-los em situações de risco. Tendo como objetivo desenvolver multiplicadores dos métodos e condutas relacionadas aos primeiros socorros a fim de favorecer a preservação/manutenção da vida dos envolvidos direta e indiretamente em acidentes. Este resumo trata-se de um relato de experiência, baseado nas ações desenvolvidas nas escolas públicas, através do projeto de extensão intitulado: Promovendo a Saúde nas Escolas de Forma Lúdica: Construindo com Crianças e Adolescentes Saberes e Práticas de Primeiros Socorros, realizado entre agosto e novembro de 2014, na cidade de Santa Cruz/RN; com público alvo: crianças e adolescentes em atividades escolares. Os materiais utilizados foram: manequins (práticas de primeiros socorros), brindes (imã para geladeira constando os passo a passo necessários para situações de urgência/emergência), slides (imagens e vídeos); as abordagens eram feitas com palestra dialogada, linguagem acessível aos ouvintes e contextualização com suas realidades. RESULTADOS ALCANÇADOS: Tema atual na academia é a necessidade das trocas de conhecimentos, correlacionando o conhecimento popular com o científico, contudo, neste campo, as informações ou práticas relatadas não agregavam, mas, pioravam os quadros existentes; no entanto, foi muito gratificante as interações, os despertares causados e/ou descobertos através de nossas intervenções, o ver crescer enquanto crescemos. REPERCUSSÕES: A formação de multiplicadores é um processo de longo prazo, englobando inclusão e capacitação da população; visando habilitá-los para quando em situações de urgência e emergência, souber quando, como e de forma ágil ligar para 192, identificar uma parada-cardiorrespiratória e iniciar as compressões cardíacas e/ou evitar exposição a acidentes preveníveis; já que há casos de quanto mais tardio o atendimento, menores serão chances do paciente, bem como, ocorre de o não fazer nada, ser essencial. Contudo, as ações deste projeto contribuem no desenvolvimento pessoal e profissional dos discentes envolvidos, uma vez que promove conhecimento teórico e prático, trabalho em equipe e vivência extramuros.


Palavras-chave


Primeiros Socorros, Promoção da Saúde, Educação em Saúde.