Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
Educação em saúde nas Escolas : tuberculose tem cura, um relato de experiência.
Vanessa Freires Maia, Rayla Patrícia da Silva Andrade, Sonaly Melo de Macedo, Clara Ceci Diógenes Rêgo, Cintia Raquel Batista de Andrade, Anny Suelen dos Santos Andrade, Érika Simone Galvão Pinto

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


Introdução: A educação em saúde na escola permite o desenvolvimento de ações que visam à promoção, manutenção e recuperação da saúde do indivíduo e da comunidade.  A tuberculose (TB) é uma doença que tem cura com tratamento ambulatorial, por isso a importância da disseminação do conhecimento com os alunos para que se tornem agentes multiplicadores na detecção de sintomáticos respiratórios. Objetivos: relatar a experiência de desenvolver projeto de extensão sobre TB em escolas públicas, como forma de tornar os alunos e professores multiplicadores do conhecimento. Métodos: Trata-se de relato de experiência, desenvolvido por profissionais e graduandos de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, realizado no período de 01/02/2015 à 09/10/2015, em 4 escolas estaduais do município de Natal, com alunos do 3° ano do Ensino Médio. A ação foi realizada por meio de palestras, onde inicialmente aplicou-se um pré-teste, em seguida uma explanação do assunto envolvendo o conceito da doença, prevenção, sintomatologia, tratamento e posteriormente um pós-teste. Resultados: Verificou-se que os alunos, em sua maioria, já têm conhecimento prévio acerca da doença principalmente através dos meios de comunicação, porém ainda apresentam carência de informações principalmente sobre o diagnóstico e tratamento de TB e que a doença ainda possui um certo estigma por parte da sociedade. Conclusão: Compreende-se que a experiência é enriquecedora, pois permite a troca de experiências e desmistificação da doença e disseminação de conhecimento. Porém é visto que as escolas também precisam fornecer um embasamento teórico e formar parcerias com as Unidades de Saúde no que se refere à educação em saúde.

Palavras-chave


Educação em saúde; Tuberculose; Instituições acadêmicas.

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de recomendações para o controle da tuberculose no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2011. Disponível em<http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/TB/mat_tec/manuais/MS11_Manual_Recom.pdf>Acesso em 07 out de 2015.

DUARTE, Sebastião Junior Henrique et al. A educação permanente como possibilidade no diagnóstico precoce da tuberculose. Arquivos Catarinenses de Medicina Vol. 40, n. 1, p. 28-33. 2011. Disponível em <http://www.acm.org.br/revista/pdf/artigos/843.pdf> Acesso em 07 out de 2015.