Tamanho da fonte:
TRABALHANDO A EDUCAÇÃO POPULAR COM INTERDISCIPLINARIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Última alteração: 2015-10-26
Resumo
DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O presente estudo trata-se de um relato de experiências vivenciadas enquanto acadêmicos de Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Fisioterapia participantes do Projeto de Extensão “Trabalhando a educação popular em busca dos direitos humanos: Um instrumento promotor para o empoderamento da população” desenvolvido em Tangará/RN pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que teve início em agosto de 2015 e desde então continua em desenvolvimento. Contamos com a participação dos atores de diferentes setores públicos que contribuem para o desenvolvimento social da população de Tangará, por meio de ações de promoção do empoderamento sobre direitos sociais. O projeto está na sua primeira etapa onde já foram realizadas visitas em Escolas (municipais e estaduais), Unidades Básicas de Saúde, Biblioteca Municipal e Rádio Comunitária a fim de obter dados inerentes para o desenvolvimento das ações objetivadas pelo projeto. Durante as visitas nos diferentes estabelecimentos escolhidos observamos uma diversidade de contextos sociais que possibilitou-nos o exercício do olhar e da escuta de forma interdisciplinar e relativizadora gerando um diálogo nos diferentes campos dos saberes a fim de definirmos e conhecermos as metodologias apropriadas de intervenção a serem utilizados no decorrer do projeto e só assim abordar as complexidades dos problemas encontrados de maneira eficaz. RESULTADOS: Os resultados obtidos com as visitas realizadas nessa primeira fase do projeto repercutiram em nós um maior estímulo e interesse de querer fazer parte da construção de uma sociedade mais justa e solidária. Tudo isso possibilitou-nos o conhecimento da dinâmica vivenciada em sociedade nos diferentes setores sociais e como isso influencia na realidade de uma comunidade. REPERCUSSÕES DA EXPERIÊNCIA: Com a participação de discentes de diferentes cursos, a interação e o trabalho coletivo permitiu-nos desenvolver competências e habilidades do trabalho em equipe e o fortalecimento das relações interpessoais, fazendo-nos visualizar de forma ampla a importância da interdisciplinaridade e uma formação cidadã critica e reflexiva sobre os problemas abordados.
Palavras-chave
Educação;Interdisciplinaridade;Empoderamento