Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

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TRABALHANDO A EDUCAÇÃO POPULAR COM INTERDISCIPLINARIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Erika Mara Valentim da Silva, Juliana Romano de Lima, Jefferson Kleber Justino de Pontes, Fernanda Louysy Alves Barbosa, Gabriela de Araújo Teixeira, Izabel Viviane de Oliveira Fagundes, Jessica Rhayhanne dos Santos, Marcos Barbosa da Silva, Marcos Vinicius da Silva Bento, Rita de Cássia Pontes, Wanderley Fernando Quirino Diogo, José Jailson de Almeida Junior

Última alteração: 2015-10-26

Resumo


DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O presente estudo trata-se de um relato de experiências vivenciadas enquanto acadêmicos de Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Fisioterapia participantes do Projeto de Extensão “Trabalhando a educação popular em busca dos direitos humanos: Um instrumento promotor para o empoderamento da população” desenvolvido em Tangará/RN pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que teve início em agosto de 2015 e desde então continua em desenvolvimento. Contamos com a participação dos atores de diferentes setores públicos que contribuem para o desenvolvimento social da população de Tangará, por meio de ações de promoção do empoderamento sobre direitos sociais. O projeto está na sua primeira etapa onde já foram realizadas visitas em Escolas (municipais e estaduais), Unidades Básicas de Saúde, Biblioteca Municipal e Rádio Comunitária a fim de obter dados inerentes para o desenvolvimento das ações objetivadas pelo projeto. Durante as visitas nos diferentes estabelecimentos escolhidos observamos uma diversidade de contextos sociais que possibilitou-nos o exercício do olhar e da escuta de forma interdisciplinar e relativizadora gerando um diálogo nos diferentes campos dos saberes a fim de definirmos e conhecermos as metodologias apropriadas de intervenção a serem utilizados no decorrer do projeto e só assim abordar as complexidades dos problemas encontrados de maneira eficaz. RESULTADOS: Os resultados obtidos com as visitas realizadas nessa primeira fase do projeto repercutiram em nós um maior estímulo e interesse de querer fazer parte da construção de uma sociedade mais justa e solidária. Tudo isso possibilitou-nos o conhecimento da dinâmica vivenciada em sociedade nos diferentes setores sociais e como isso influencia na realidade de uma comunidade. REPERCUSSÕES DA EXPERIÊNCIA: Com a participação de discentes de diferentes cursos, a interação e o trabalho coletivo permitiu-nos desenvolver competências e habilidades do trabalho em equipe e o fortalecimento das relações interpessoais, fazendo-nos visualizar de forma ampla a importância da interdisciplinaridade e uma formação cidadã critica e reflexiva sobre os problemas abordados.

Palavras-chave


Educação;Interdisciplinaridade;Empoderamento