Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
A EPS VIVENCIADA NO TERRITÓRIO
Mary Anne de Souza Alves França, Ana Lúcia Santos da Silva, José Guilherme Wady SANTOS, Francijane Diniz de Oliveira

Última alteração: 2016-01-20

Resumo


Apresentação: A Educação Permanente em Saúde (EPS) se constitui na reflexão no trabalho para o trabalho que contribui com a organização do processo de trabalho e com a produção do cuidado. Apresentar as vivências e afecções no território proveniente do Curso de Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do e articulação do Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde – EducaSaúde. Desenvolvimento: O processo de aprendizagem durante a formação potencializou o reconhecimento nos diferentes momentos para se realizar o processo de Educação Permanente em Saúde. Estes momentos foram rastreados e experienciados nos encontros cotidianos do mundo do trabalho em saúde e da vida. Resultados e/ou impactos: Diversas experiências de educação permanente foram reconhecidas no território nos encontros com a gestão, como as vivenciadas durante o planejamento e monitoramento das ações, e das respostas às demandas de ouvidoria. Experimentadas com o controle social, nos encontros do comitê da saúde da população negra. E nos encontros da assistência à saúde, como no cuidado da população em situação de rua. Considerações finais: A formação para a tutoria para EPS proporcionou a percepção durante o cotidiano no processo de trabalho as oportunidades evidenciar e acontecer o movimento, bem como, a compreensão que a EPS independe da sua institucionalização. Permitiu a re-significação de conceitos e práticas em saúde. Permitiu a produção do cuidado.


Palavras-chave


Educação Permanente em Saúde, produção cuidado, território

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília, 2009. 64 p.

MERHY, E. E. Educação Permanente em Saúde em Movimento: uma produção de reconhecimento e cooperação, construindo encontros no cotidiano das práticas em saúde. Porto Alegre. (s.n.). 2013. Texto escrito como contribuição para o DEGES/SGTES/MS EPS EM MOVIMENTO. Entrada, Apresentação. 2014. Disponível em: <http://eps.otics.org/material/entrada-apresentacao/entrada-apresentacao/>. Acesso em: 10.10.2015