Última alteração: 2016-01-20
Resumo
Uma experiência recente demonstra a iniciativa da Escola de Saúde da UFRN, uma Instituição formadora de profissionais em saúde no estado do Rio Grande do Norte, em oferecer um curso profissionalizante que atenda as necessidades técnicas das Políticas Nacional e Estadual em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Essa iniciativa surgiu ao se avaliar a necessidade de profissionais técnicos em saúde que pudessem disponibilizar a comunidade de Natal e grande Natal, a oferta de práticas de cuidado, de caráter não invasivo como Yoga, Lian Gong, Auriculoterapia, Acupressão, Bambuterapia, Aromaterapia e escalda-pés, além de massagens do tipo relaxante, estimulante e ventosaterapia, que abrangessem conhecimentos, habilidades e atitudes para auxiliar a população na auto-regulação do processo saúde-doença. Assim, ao se dispor abrir um curso que integrasse a PNPIC do SUS e a PEPIC/RN, a ESUFRN abriu vagas em seu quadro de docentes que pudessem ser contratados dentro dessa perspectiva. Conjuntamente com esses profissionais, especialistas em Medicinas Tradicionais e habilitados na prática de técnicas/práticas corporais oriundas dessas tradições, a Escola enviou ao Ministério da Educação uma proposta de curso profissionalizante. Este curso, com carga horária total de 1200h, vem formando profissionais técnicos em saúde, comprometidos com a consolidação da PNPIC no SUS, por meio de situações de ensino-aprendizagem que propiciam o desenvolvimento de competências profissionais nas dimensões técnica, ética, política e estética, para a melhoria da qualidade de vida da população.
Palavras-chave
Referências
AGUIAR, A. C. V. V. Corporeidade e yoga: o transcender da educação para além do ego. Dissertaçao de mestrado. Programa de pós-graduação em Educação – UFRN, 2000
AGUIAR, A.C.V.V. A alquimia da corporeidade em êxtase: perspectivas para uma educação transpessoal. Tese de doutorado. Programa de pós-graduação em Educação – UFRN, 2002.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS - PNPIC-SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2006a,
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política nacional de promoção da saúde. Brasília : Ministério da Saúde, 2006c.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. ATA da Centésima Sexagésima Segunda Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde – CNS. Brasília: Ministério da Saúde, 2006b.