Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
TRABALHO DE CONFECÇÃO NO CAMPO COMO PROCESSO DETERMINANTE DE SAÚDE
Nathalia Gontijo Cançado Araújo, Victor Aurélio Santana Nascimento, Alessandra Maria da Conceição, Marina Fenicio Soares Batista, Ana Carolina Morais Teixeira Vilela Dantas

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


Apresentação: O texto apresenta o trabalho do campo, em Caruaru, Pernambuco/PE, com base na confecção. A partir da compreensão do trabalho como determinante no processo de saúde-doença. Objetiva descrever as características atuais e apresentar a promoção à saúde desenvolvida junto as equipes de saúde. Percurso metodológico: O trabalho em saúde é organizado em Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), pela Residência Multiprofissional em Saúde da Família do Campo, junto à quatro equipes de saúde com abrangência de territórios do campo. As ferramentas utilizadas foram territorialização; registros das equipes de saúde e bases de dados da atenção básica; Diagnóstico Rural Participativo (DRP) e Projeto de Saúde no Território. O estudo tem embasamento teórico e metodológico no materialismo histórico dialético. Resultados: A dificuldade na convivência com o semi-árido, a escassez hídrica, e o histórico produtivo da região são elementos centrais da perspectiva atual da costura agrestina. Com a redução da agricultura a renda famíliar tem sido composta pela costura e programas sociais. O trabalho ocorre em fábricos, facções e domicílios, com fragmentação e divisão do trabalho, com preço regulado pelo número de peças e etapa. As lavanderias tem alto consumo de água, apesar da restrição hídrica, e geram impactos ambientais na contaminação de água e solo. Os locais de trabalho tem baixa luminosidade, alto nível de ruído, pouca ventilação e acumulam resíduos. Os direitos trabalhistas não são garantidos e carga de trabalho chega a 14 horas/dia. O DRP indica ambivalência na compreensão  do trabalho entre oportunidade de renda e exploração. Não foram notificados na saúde acidentes de trabalho em 2014. No entanto, nas atividades de promoção à saúde, nas confecções, identifica-se casos de dores, problemas alimentares - sobretudo obesidade, respiratórios e infecção urinária pelas condições de trabalho, sendo a busca pelas unidades em processos de adoecimento instaurados. O projeto de cuidado é  fundamentado na educação popular e promoção à saúde. Considerações: A saúde da população do campo, negligenciada historicamente, ao ser problematizada a partir do trabalho orienta intervenções em saúde baseada no modo de produzir a vida e reforça o compromisso dos trabalhadores da saúde com os trabalhadores do campo, tendo como perspectiva técnica, ética e política o compromisso enquanto classe trabalhadora.


Palavras-chave


Trabalho; costura; campo

Referências


MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política: Livro I: o processo de produção do capital. Editora Boitempo, 2013.

MARX, Karl. Trabalho Assalariado e Capital & Salário, preço e lucro. Editora Expressão Popular, 2010.

STEDILE, João Pedro. A questão Agrária no Brasil. O debate tradicional: 1500-1960. Editora Expressão Popular, 2011.