Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

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COMPREENDENDO A RELAÇÃO DE CONHECIMENTOS ASSOCIADOS A PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM ENTRE ACADÊMICOS DO CURSO
Vanessa Karen da Silva Azevedo, Joice Silva do Nascimento, Luchecci Barbara Gomes de Queiroz, Hilza Isauene Brilhante de Medeiros, Gilson de Vasconcelos Torres, Gabriela Sousa Martins Melo

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


Introdução: O ensino de enfermagem no país passou por várias fases de desenvolvimento ao longo dos anos, tendo como reflexo o contexto histórico da enfermagem e da sociedade brasileira1. A Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem, que visa desenvolver competências, apresenta como características proporcionar o envolvimento dos conhecimentos e habilidades para a realização do cuidado individual e sistemático, fundamentado em sinais e sintomas, além do desenvolvimento na prática das técnicas estudadas2. Para planejar o processo de ensino-aprendizagem torna-se fundamental definir como adquirir e avaliar o conhecimento, sendo o desenvolvimento de diferentes formas de trabalhá-lo, associado à atribuição de valores às questões intelectuais contribuintes para transformação do melhor pensar e fazer3. Objetivo: Comparar a média de acertos dos conhecimentos entre acadêmicos de Enfermagem relacionados à higienização simples das mãos (HSM), punção venosa periférica (PVP) e mensuração da pressão arterial (PA). Métodos: Estudo analítico, quantitativo, realizado com 93 acadêmicos de enfermagem do 5° ao 9° período da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, entre fevereiro e maio de 2014, com aplicação de três questionários validados, com 12 questões cada, sobre os procedimentos de HSM, PVP e PA. Para análise utilizou-se teste de Friedman, adotando p-valor<0,05. Resultados: Considerando a média de acertos do conhecimento entre os alunos nos três procedimentos de Enfermagem, a PA apresentou os menores escores, destacando-se o 6º e 7º períodos com as piores médias, 6,2 cada. A HSM atingiu as melhores médias, o 5º e 8º período se destacaram com melhor conhecimento, valor médio de 8,9 e 8,8 respectivamente. Ao comparar o conhecimento entre os procedimentos, verificou-se variância das médias entre a HSM, PVP e mensuração da PA nos cinco períodos avaliados, sendo esta diferença estatisticamente significante, não havendo conformidade entre os conhecimentos dos acadêmicos quanto aos procedimentos em questão, demonstrando maior tendência de domínio teórico de um procedimento em detrimento do outro. Conclusão: Percebem-se lacunas no conhecimento dos graduandos nos procedimentos avaliados, o que pode interferir na habilidade e segurança do acadêmico. Ao identificar possíveis fragilidades, pode-se agir buscando rever pontos com deficiências, provendo as bases para melhoria do ensino para garantir bom embasamento teórico associado à prática.


Palavras-chave


Estudantes de Enfermagem; Avaliação educacional; Conhecimento; Enfermagem primária

Referências


1. Ito EE, Peres AM, Takahashi RT, Leite MMJ. Nursing teaching and the national curricular directives: utopia x reality. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2006 Dec [cited 2015 Oct 11];40(4):570-5. Avaliable from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v40n4/v40n4a16.pdf

2. Santos MJOM, Catrib AMF, Vieira LJES. Avaliação da disciplina semiologia e semiotécnica: a contribuição do aluno de enfermagem. Gest. Ação. 2004 Jan-Apr;7(1):99-109.

3. Erdmann AL, Andrade SR, Mello ALSF, Meirelles BHS. Health practice management in the perspective of complex care. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2006 July-Sept [cited 2015 Oct 11];15(3): 483-491. Avaliable from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v15n3/v15n3a14.pdf