Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
A importância da tríade ensino-serviço-comunidade no empoderamento dos moradores do bairro Paraíso na cidade Santa Cruz – RN
Milena Beatriz dos Santos Silva, Débora Lopes Bezerra Arcanjo Costa, Alex Reinecke de Alverga, José Jailson De Almeida Júnior

Última alteração: 2015-10-25

Resumo


Descrição da experiência:

A disciplina Saúde e Cidadania (SACI) está presente nos cursos da área da saúde da UFRN, por meio desta, vivenciamos como discentes da disciplina diferentes realidades, sendo este também, o primeiro contato com a Atenção Primária à Saúde. Na cidade de Santa Cruz – RN a SACI atua em diferentes áreas, uma delas é o bairro Paraíso, este é dividido, do ponto de vista sanitário, em Paraíso I e II. É um dos bairros com maior fragilidade econômica, problemas relacionados a violência e drogas, e por isso, acaba se tornando alvo de muito preconceito e estigma, e devido a sua localização afastada acaba sendo esquecido pelas autoridades. O início da vida sexual entre jovens de 11 a 16 anos é outro fator prevalente, pois gera muitos casos de gravidez não planejada e um alto índice de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s).

Resultados alcançados:

A partir da observação desses problemas, compreendemos que a melhor forma de diminuir toda e qualquer desigualdade e problemas sociais é através da educação e empoderamento dos cidadãos. Pensando nisso, fizemos uma intervenção com os jovens da Escola Estadual João Ferreira, com uma roda de conversa, na qual foram discutidos assuntos como violência, drogas, gravidez, vida sexual, prevenção contra DST’s, e principalmente, a importância da educação como o primeiro passo e um fator primordial na busca pela igualdade social.

Durante essa roda de conversa fizemos algumas perguntas sobre DST’s para ver o nível de conhecimento dos alunos sobre o assunto, percebemos então que mesmo já tendo iniciado a vida sexual, eles possuem pouco conhecimento sobre as doenças e suas formas de prevenção, o que é um indicativo do baixo empoderamento deste grupo sobre a vida sexual e reprodutiva.

Repercussões da experiência:

Mediante o exposto, é notável a necessidade de empoderamento desses adolescentes, não só sobre seus direitos sexuais e reprodutivos, mas também sobre seus direitos e deveres como cidadãos, para que eles possam exercer um maior protagonismo sobre as diversas esferas da vida em sociedade.

Tendo em vista a continuidade dessas ações de intervenção e a melhoria dessas realidades, todos os anos criam-se diversos projetos, em que se articulam ensino-serviço-comunidade, e a partir do estímulo dos cidadãos à prática da cidadania buscam-se melhorias na saúde e bem-estar da população, gerando experiências que enriquecem não só a comunidade, mas também, a formação de todos os futuros profissionais da área da saúde.


Palavras-chave


Educação em Saúde; Empoderamento; Atenção primária à Saúde.

Referências


MEDEIROS JÚNIOR, Antônio et al. Caminhos da tutoria e aprendizagem em Saúde e Cidadania. Natal, RN: EDUFRN, 2011. 162 p.