Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

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A CONSTRUÇÃO DE UMA HORTA COMUNITÁRIA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR: ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E PARTICIPAÇÃO POPULAR
Maria Jose Pereira Tavares, Ana Paula Maia Espíndola Rodrigues, Reginaldo Ferreira de Lima Júnior, Pedro Jose Santos Carneiro Cruz

Última alteração: 2015-10-25

Resumo


O Programa de Extensão Universitária “Práticas Integrais da Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica – PINAB”, vinculado aos Departamentos de Nutrição e de Promoção da Saúde (UFPB), atua desde 2007 em comunidades no bairro do Cristo Redentor em João Pessoa – PB, desenvolvendo ações orientadas pela metodologia da Educação Popular com foco na Promoção da Saúde e da Segurança Alimentar e Nutricional em comunidades. As ações são promovidas de maneira compartilhada com educadores populares locais e moradores da comunidade, trabalhadores e residentes da Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Saúde. O Programa está configurado em frentes de atuação que buscam desenvolver iniciativas de Educação Popular no cuidado em saúde, na participação social e na organização de grupos operativos, por meio da problematização da realidade local, visando a promoção da autonomia dos sujeitos e a construção de processos emancipatórios. Dentre os diversos grupos, a Horta Popular Boa Esperança (nome escolhido pela própria comunidade) se destaca por criar espaços de atividades educativas de forma semanal como: cuidado com a terra, semeação, formação de canteiros, colheita e limpeza do terreno como forma de propiciar a inclusão de indivíduos em assuntos comunitários, estimulando o trabalho coletivo, a mobilização social e a busca por melhorias no ambiente em que vivem. São realizadas, também, oficinas de chá e de lambedor, em que extensionistas e comunitários trocam saberes sobre os benefícios das diversas plantas medicinais cultivadas no espaço; oficina de sabão ecológico, em que são problematizadas questões ambientais na busca por estratégias para o cuidado do meio ambiente; assim como dinâmicas de integração e rodas de conversa, incentivando a valorização do saber anterior dos sujeitos e a criação de vínculo. Dentre os resultados das ações, percebe-se a importância da promoção de um espaço coletivo, por vezes ainda tímido e inconstante, porém de aprendizado e de integração comunidade-serviço-universidade, em que todos os atores possuem voz e podem contribuir, opinar e construir em conjunto um ambiente participativo e dialógico na busca por qualidade de vida, além de ser um espaço estratégico de promoção da saúde que viabiliza a transformação de área degradável, como uma postura sustentável de cuidado com o meio ambiente; o reconhecimento da comunidade sobre a importância de produzir alimentos saudáveis e o incentivo à utilização de ervas medicinais como fitoterápicos.

 


Palavras-chave


Educação Popular; autonomia; coletividade