Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

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Capacitação Pedagógica para Docentes do CEFOPE
Adriana Gomes Maia, Fernanda Carla Faustino da Silva, Janaína Karla Gomes Santos

Última alteração: 2015-10-25

Resumo


Introdução: Os profissionais de saúde encontram grandes desafios para atuar na docência, visto que a formação profissional de nível superior geralmente não contempla a formação pedagógica, excetuando-se as licenciaturas. Portanto, faz-se necessária a realização de capacitações para que esses profissionais se qualifiquem pedagogicamente, já que o conhecimento específico da área de saúde eles adquirem na formação acadêmica. O presente relato vem apresentar resultados da Capacitação Pedagógica realizada para docentes do Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde Dr. Manoel da Costa Souza – CEFOPE – escola técnica do Sistema Único de Saúde – SUS –, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte. Objetivo: Promover a fundamentação pedagógica com vistas a aprimorar a atuação docente dos profissionais de saúde que atuam nos cursos técnicos e de qualificação oferecidos pelo CEFOPE. Metodologia: O trabalho é desenvolvido considerando os saberes da educação, com base em atividades significativas e metodologias ativas, valorizando o conhecimento prévio dos envolvidos levando-os a refletir de forma crítica, internalizando e interpretando novos conteúdos, estimulando a criatividade, aperfeiçoando e resignificando seus conceitos. Nesse sentido, os referenciais teóricos são sustentados pelas seguintes temáticas: Projeto Político Pedagógico (PPP), Tendências Pedagógicas, Técnicas Metodológicas, Relações professor-aluno, Avaliação, Registros Escolares, Planejamento e Plano de aulas. Tais temas foram escolhidos visando maior eficácia na atuação em sala de aula, de forma a tornar a prática educativa mais dinâmica, reflexiva e participativa, buscando o fortalecimento do processo de trabalho e um desempenho mais qualificado para a formação de servidores do SUS. Considerações Finais: Os resultados permitem discussões sobre um novo olhar diante da prática docente, orientando possibilidades para o desenvolvimento de planejamentos e para a execução das aulas, visando a assimilação crítica e ativa de conhecimentos historicamente construídos com as novas tecnologias, de forma significativa. Sendo assim, essa proposta veio fortalecer os processos de trabalho da escola, somando-se a expectativa de êxito do processo de educação profissional.

Palavras-chave


Capacitação pedagógica, prática educativa, educação profissional.

Referências


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