Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA VIVENCIAL HUMANESCENTE NA AUTOFORMAÇÃO DOCENTE
Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso Nelson

Última alteração: 2016-01-20

Resumo


Apresentação: Durante muito tempo, a emoção foi excluída do processo que envolvia a formação em saúde que sempre foi pautada na doença e não no sujeito da doença ou da saúde. É necessário articular os saberes disciplinares aos saberes da vida, estabelecendo uma nova compreensão sobre o processo formativo sob o olhar do educador e educando. Objetivo: Relatar a importância da Pedagogia Vivencial Humanescente na autoformação docente do Curso de Enfermagem Unifacex que atua com a proposta fundamentada nesta pedagogia. Material e métodos: Trata-se de um relato de experiência do Curso de Enfermagem Unifacex que realiza encontros bimestrais de autoformação humanescente com seus docentes com intuito de desenvolver pensamentos sensíveis, criativos, ecossistêmicos e transformadores através da ludicidade, criatividade, reflexividade e sensibilidade estes princípios norteadores da Pedagogia vivencial humanescente. Resultados: Compreendemos a importância da Pedagogia vivencial humanescente no processo autoformativo docente refletindo diretamente na prática pedagógica transdisciplinar, promovendo assim uma formação para o cuidado integral. Conclusão: A  Pedagogia Vivencial Humanescente é uma pedagogia que prepara para a vida, envolvendo a corporeidade e o contexto vivencial das pessoas e contribui  de forma efetiva na autoformação docente que corporalizam de forma gradativa que a educação Humanescente não deve ser confundida com mera transmissão de informações, distante da vida concreta do educando e que a pedagogia da autonomia, centrada na sensibilidade e amorosidade deve ser priorizada durante todo processo formativo e autoformativo.


Palavras-chave


Pedagogia Vivencial Humanescente; Autoformação Docente; Formação Profissional

Referências


CAVALCANTI,K.B ( Org) Padagogia Vivencial Humanescente: para seintir pensar os sete saberes na educação. Curitiba: Editora CRV,2010.

MORIN,E. Complexidade e transdisciplinaridade: a reforma da universidade e do ensino fundamental. Natal/rn: EDUFRN 2005.

MORAES,M.C. Ecologiados saberes: Complexidade,transdisciplinaridade e educação- Novos fundamentos para iluminar novas práticas educacionais. São Paulo/SP: WHH 2008.