Última alteração: 2015-10-29
Resumo
INTRODUÇÃO: O Programa Saúde na Escola (PSE) veio com a proposta de promover a saúde e a cultura da paz, articular as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) às ações das redes de educação básica pública, contribuir para a constituição de condições para a formação integral de educandos; contribuir para a construção de sistema de atenção social, fortalecer o enfrentamento das vulnerabilidades, promover a comunicação entre escolas e unidades de saúde, e fortalecer a participação comunitária nas políticas de educação básica e saúde. A iniciativa dessas ações vem potencializar a escola como espaço de relações e ideal para o desenvolvimento do pensamento crítico e político, fundamentais para a construção de valores pessoais, crenças, conceitos, maneiras de conhecer o mundo, que são determinantes para a produção social da saúde. METODOLOGIA: Este relato tem como objeto central de estudo as atividades desenvolvidas por meio da política Intersetorial da Saúde e da Educação através do Programa Saúde na Escola, pela equipe multiprofissional dos profissionais residentes de uma Unidade de Estratégia de Saúde da Família no Município de Mossoró/RS, em duas escolas da sua área de abrangência. Com o intuito de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. As ações são continuadas, com frequência de 15 dias, realizadas por meio de oficinas, rodas de conversa, palestras educativas, identificação de demandas de atendimento ambulatorial e reuniões mensais com a equipe pedagógica. CONCLUSÃO: As ações intersetoriais na escola vêm estabelecer uma cultura de apoio e trabalho em equipe onde todos assumem uma política de responsabilização na comunidade, estabelecendo parcerias entre os profissionais de educação e da saúde, construindo novos métodos, estratégias e formas de pensar como o tema “saúde” deva ser abordado no meio educacional.Nesse sentido, a escola funciona como um local de reflexão, podendo servir como um instrumento de transformação na forma de se pensar e construir saúde dentro de seu determinado contexto social. Trata-se, portanto, de uma mudança conjunta, que envolve vários fatores que não podem negligenciados , ressaltando a importância do trabalho intersetorial dentre as diversas políticas publicas.
Palavras-chave
Referências
BRASIL. Decreto n. 6.286 de 05 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola-PSE e dá outras providências. Brasília, 2007. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6286.htm. Acesso em: 13 de Outubro 2015.
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