Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
A atuação do psicólogo junto aos profissionais de saúde na UBS Parque das Orquídeas.
Raysy Karolina Silva Alves de Sousa, Marlir Nunes da Silva Costa, Mayara Teresa de Sousa Carneiro, Ana Isaura Benfica Teixeira

Última alteração: 2016-08-16

Resumo


O psicólogo atualmente possui um importante papel na prevenção à saúde, isso com relação às Políticas Nacionais de Prevenção à Saúde (PNPS).Desse modo, a atuação do Psicólogo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) se faz importante. Assim, buscamos como objetivo a prática desse profissional na saúde tendo um trabalho com propostas de intervenção voltada à comunidade da UBS Parque das Orquídeas, localizada em Parnamirim/RN. Mediante essa perspectiva, o trabalho se desenvolveu através de cinco visitas a UBS na qual foram efetuadas entrevistas semiestruturadas com o propósito de obter informações primordiais para a constituição desse trabalho. Esse processo ajudou a identificar como problemática a evasão dos usuários no serviço ofertado na UBS no turno vespertino, a saber, serviço odontológico. Juntamente a esta, encontramos uma redução significativa de profissionais nesse turno. Nesse contexto, buscamos otimizar o espaço desse serviço de saúde como campo de produção de sentidos, promoção de saúde e práticas voltadas para ampliação na qualidade de vida da comunidade onde a instituição está inserida. Dessa forma, foi estruturado um evento que privilegiasse a atuação em equipe com os profissionais da UBS e outros profissionais de ramos comerciais e de saúde que, possivelmente, constituíssem parcerias. Tratou-se de uma tarde de ações para as mulheres, pelo fato de se tratar do mês em que se comemora o dia das mães, por esta data já fazer parte do calendário da instituição e pela constatação da ausência da população neste turno. Os resultados alcançados foram satisfatórios frente a problemática. Diante disso, deixamos uma nova visão da atuação do psicólogo como profissional atuante no contexto comunitário, aproximando cada vez mais a população da UBS, possibilitando a comunidade a promoção, educação e o cuidado em saúde.


Palavras-chave


Atuação do Psicologo; Intervenção; UBS;

Referências


BRASIL. Portaria nº 1.409, de 13 de junho de 2007. Institui Comitê Gestor da Política Nacional de Promoção da Saúde. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 15 jul. 2007.


CAMPOS, Florianita C.B. & GUARIDO, Elza L. O Psicólogo no SUS: Suas práticas e as necessidades de quem o procura. (org) Mary Jane Paris Spink. Cap. 3. ED Casa do Psicólogo 1ª edição 2010.


NETO, Ferreira J. L. Atuação do Psicólogo no SUS: analise de alguns impasses. 
IN Psicologia Ciência e Profissão. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Artigo 2010, 30(2), 390-409


PRATES, L. G. & NUNES, L. de P.A. (re) construção do psicólogo na saúde 
pública: Das quatro paredes do centro de saúde para os lares. Pesquisa e Práticas Psicossociais 4(1), São João del-rei, Dez. 2009


PEDROSA, J. I. dos S. Perspectivas na avaliação em promoção da saúde: uma 
abordagem institucional. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 617‑626, jul./set. 2004.