Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
Retorno do quinto dia: uma consulta multiprofissional com a puérpera e seu recém-nascido – relato de experiência
Thaissa Hamana de Macedo Dantas, Monise Gleyce de Araújo Pontes, Jamila Silva de Sousa, Andreza Oliveira Costa, Arabela Vieira Clementino, Daniel Peixoto de Aquino, Heloisa Vieira Figueiredo de Medeiros

Última alteração: 2015-10-29

Resumo


Descrição da experiência: O Retorno do quinto dia é realizado em forma de roda de conversas, tendo como facilitadores os residentes que compõem a equipe multiprofissional do Hospital Universitário Ana Bezerra, composta por psicólogo, fisioterapeuta, enfermeiro, cirurgião-dentista, farmacêutico, assistente social e nutricionista; tendo como público alvo as puérperas que retornam ao hospital entre o 5º e o 12º dia de pós-parto para a realização dos exames no neonato. Ocorre uma vez por semana em uma das salas do ambulatório estrategicamente pensada para garantir a adesão das puérperas à atividade, as quais não terão que se deslocar pelo hospital, garantindo o atendimento conforme a ordem de chegada. A atividade assume um caráter de educação em saúde, por meio da transmissão de informações e troca de experiências referentes ao puerpério entre as usuárias e a equipe multiprofissional. Resultados alcançados: Essa forma de atuação possibilita a identificação de problemas e dúvidas encontrados nos primeiros dias de vida do neonato, bem como a realização de intervenções diante das demandas trazidas, sendo ainda realizados os devidos encaminhamentos, quando necessários. Desta forma, a atividade contribui com a formação do profissional, favorece o desenvolvimento de vínculos entre usuários e equipe, além de possibilitar ao usuário uma atenção integral, contemplando-o em sua totalidade. Repercussões da experiência: O Retorno do 5º dia tem se mostrado um importante meio de promoção de saúde, proporcionando à puérpera e ao recém-nascido um atendimento integral, sendo uma oportunidade para que as eventuais dúvidas surgidas nos primeiros dias de pós-parto sejam sanadas. Em sua maioria, as mães relatam que a consulta foi de grande relevância para o esclarecimento de questionamentos sobre sua saúde e a saúde do bebê. Para os profissionais, a observação dos temas que mais recorrentemente são abordados na consulta possibilita aos mesmos a oportunidade de aprimorar as orientações passadas à puérpera enquanto a mesma se encontra internada, bem como de repassar aos demais profissionais essas demandas, melhorando como um todo a assistência ao binômio mãe-filho. Descritores: Educação em Saúde, Período Pós-Parto, Integralidade em Saúde.

Palavras-chave


Educação em Saúde; Período Pós-Parto; Integralidade em Saúde.

Referências


1. FERIOTTI, M d L. Equipe multiprofissional, transdisciplinaridade e saúde: desafios do nosso tempo. Vínculo[online]. 2009, vol.6, n.2, pp. 179-190. ISSN 1806-2490. 2. PEDUZZI, M. Equipe multiprofissional de saúde: conceito e tipologia. Rev. Saúde Pública [online]. 2001, vol.35, n.1, pp. 103-109. ISSN 1518-8787. 3. SALVADOR , A de S; MEDEIROS, C da S ; CAVALCANTI, P B; CARVALHO,R N. Construindo a Multiprofissionalidade: um Olhar sobre a Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, Volume 15 Número 3.