Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
TERRITORIALIZAÇÃO: UMA PERSPECTIVA DE ADEQUAÇÃO DOS SERVIÇOS AOS PERFIS DO TERRITÓRIO
WELINA MARIA DE PAIVA DIAS PAIVA Maria de Paiva Dias, CÉSAR VASCONCELOS CORTEZ VASCONCELOS CORTEZ, ELAYNE CRISTINA DE PAIVA DIAS ANISIO PAIVA DE PAIVA DIAS ANISIO, JANEUMA KELLI DE ARAÚJO FERREIRA ARAÚJO ARAÚJO FERREIRA, JAIZA PONTES DE LIMA HOLANDA PONTES LIMA HOLANDA, JACQUELINE CAVALCANTE E SILVA CAVALCANTE CAVALCANTE E SILVA, FADJA SYNARA GUIMARÃES DE FRANÇA LIMA GUIMARÃES GUIMARÃES DE FRANÇA LIMA, MAIRTHES FERNANDA DE MEDEIROS FREITAS FERNANDA DE MEDEIROS FREITAS, SUÊNIA SÂMARA DE MORAIS LOPES DA CRUZ MORAIS DE MORAIS LOPES DA CRUZ, TAINAH PESSOA CABRAL PESSOA PESSOA CABRAL

Última alteração: 2016-01-20

Resumo


Os espaços são conjuntos de territórios e lugares onde fatos acontecem simultaneamente, e, suas repercussões são sentidas em sua totalidade de maneiras diferentes. Cada fato é percebido com maior ou menor intensidade de acordo com a organização sócio-espacial, cultural, político e econômica de cada população que habita e produz cada um desses lugares. Essa multiplicidade de territórios e lugares modifica a percepção das pessoas sobre os riscos distribuídos espacialmente. Por isso é não é incorreto afirmar que as pessoas não são portadores do risco em si, mas sim de fatores imbricados em problemas que se traduzem nas condições gerais de vida, individual e coletiva, e em função da vulnerabilidade de cada um frente às ameaças a que estão expostos cotidianamente. Pensando assim Residentes Multiprofissionais em Atenção Básica e Saúde da Família e Comunidade, realizaram um projeto de mapaeamento da Unidade de Saúde Dr. Antonio Soares Junior, localizado no Município de Mossoró. Objetivamos analisar a extensão da área atendida pela Estrategia Saúde da Familia, a partir dela, construir uma perspectiva de planejamento baseada no reconhecimento e adaptação dos serviços aos perfis do território. Para tanto foi necessário fazer uma análise do material existente na unidade: mapa, histórico da Unidade básica, ficha A e PMA2. Foi realizada visita às secretarias de Planejamento e de Infraestrutura, e visitas rotineiras ao próprio território da área, entrevistas com alguns comunitários e visitas domiciliares para aplicação de um questionário simples que continha aspectos gerais como: ruas, infraestura e saneamento básico além de aspectos individuais como: condições de saúde, sexo, idade, situação domiciliar e aspectos bio-psico-socio-econômicos. Além disso, utilizamos das atividades como: PSE e vacinação para coletar dados e informações. Como resultados materiais obtivemos o mapa em banner e livreto, simulando a sala de situação, Ecomapas, Projetos Terapêuticos Singulares e Dados Epidemiológicos e Sócio-demográficos. Portanto, a territorialização, pode ser considerada um instrumento imprescindível para o conhecimento da área de abrangência, onde podem ser identificadas suas dificuldades e potencialidades, bem como as possíveis atuações profissionais, ou seja, identificamos vulnerabilidades, populações expostas e a seleção de problemas prioritários para as intervenções.

 


Palavras-chave


Territorialização; Atenção Primária à Saúde; Perfis Territoriais

Referências


1 SANTOS AL & RIGOTTO RM. Território e territorialização: incorporando as relações produção, trabalho, ambiente e saúde na atenção básica à saúde. Trab. Educ. Saúde. Rio de Janeiro, v. 8, n. 3, p. 387-406, nov. 2010/fev. 2011.

 

2 FARIA RM. A territorialização da atenção primária à saúde no sistema único de saúde e a construção de uma perspectiva de adequação dos serviços aos perfis do território. Hygeia. v. 9, n. 16, p. 131-147, jun. 2013.

 

3 TANCREDI FB. Planejamento em Saúde. Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. v. 2, p. 20-26, 1998.

 

4 PAIM J, Travassos C, ALMEIDA C, Bahia L, MACINKO J. O sistema de saúde brasileiro: história, avanços edesafios. TheLancet.com. may 2011. p. 11 -31. DOI: 10.1016/S0140-6736(11)60054-8.

 

5. ALVARENGA, L. M. de C.; MARTINS, C. L. De que territórios os médicos do Programa Saúde da Família estão falando? Florianópolis, Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, v. 5, n. 17, p. 16-23, 2010.

 

6. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1989.

 

7. BRASIL. Ministério da Saúde. Sistema Único de Saúde (SUS): princípios e conquistas. Brasília: Ministério da Saúde, 2000.

 

8. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. 4. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2007.

 

9. FARIA, R. M. de. Território Urbano e o Processo Saúde-Doença: perfil territorial da saúde no São Geraldo em Pouso Alegre-MG. 2008. 175f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas, 2008.

 

10. UNGLERT, C. V. de S. Territorialização em saúde: a conquista do espaço local enquanto prática do planejamento ascendente. São Paulo: Tese (Livre docência). Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, São Paulo, 1995.